MAL-ESTAR DOCENTE E A (IM) POSSIBILIDADE DA AUTORREFLEXÃO: UMA PROBLEMÁTICA NOS TEMPOS DE PANDEMIA

Palavras-chave: Educação. Mal-estar docente. Pandemia. Autorreflexão.

Resumo

Este ensaio teórico, vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Infância e Teoria Crítica da Universidade Estadual de Londrina, constitui parte da dissertação de mestrado da linha de pesquisa “Formação de Professores” do Programa de Pós-Graduação em Educação da respectiva universidade. Objetiva refletir sobre o mal-estar docente ante ao acontecimento da pandemia provocada pela Covid-19 e as imbricações no campo formativo educacional. Sabe-se, contudo, que o mal-estar docente não é algo novo. A pandemia no mundo registrou travessias na educação e formação, principalmente pelo ensino remoto, que alterou o saber na vida de estudantes e professores. A metodologia é uma pesquisa bibliográfica à luz dos fundamentos da Teoria Crítica de Sociedade e, de intérpretes contemporâneos que dialogam com essa base teórica. O desafio está na ação educativa via autorreflexão crítica ante ao vírus que levou crianças, jovens, adultos para casa. O estudo possibilitou a reflexão acerca de caminhos que permitam novos horizontes pedagógicos em favor da vida e do bem-estar de todos.

Biografia do Autor

Marta Regina Furlan de Oliveira, Universidade Estadual de Londrina

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina (1999), Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2003) e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2011) e Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Paulista Julio de Mesquita Filho. É Coordenadora do Projeto CRITinfância - Reinventando novos sentidos para a Educação Infantil, em que realiza ações que visam a reflexão crítica, pedagógica e da intencionalidade na educação infantil. É Líder do Grupo de Pesquisa "GEPEITC - Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Infância e Teoria Crítica" e membro dos Grupos de Pesquisa "Grupo de Estudo e Pesquisa em Arte e Educação", "Hannah Arendt e a filosofia política contemporânea", "Infância, Educação Infantil e Formação de Professores" da UEL, dos Grupos de Pesquisa "Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Ética e Sociedade", "Teoria Crítica: Filosofia, Educação e Cultura" da UNESP, do Grupo de Pesquisa "Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, formação cultural e sociedade" da UNESC, todos credenciados no CNPq. Atualmente é professora avaliadora da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico e Professora Adjunta do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação da Universidade Estadual de Londrina. Atua como Coordenadora da Comissão de Pesquisa do Depto de Educação da UEL. Líder do GEPEI - Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e Infância da UEL. Coordenadora do Projeto de Pesquisa: Sermiformação e Educação no contexto da sociedade danificada: para além do território demarcado. Membro do Conselho Editorial e Científico da Editora Ibero-Americana de Estudos em Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, Indústria Cultural, Teoria Crítica de Sociedade e Educação Infantil.

Carlos Fernando Lozano Castañeda, Universidade Estadual de Londrina

Possui graduação em P. Administración y Gestión de la Educación - Universidad Pedagógica Nacional Francisco Morazán (2014). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Diplomado en Educación Pedagógica Superior Universidad Pedagógica Nacional Francisco Morazán (2015) Experiencia laboral como profesor en sector educativo en los niveles de básica y superior (2015,2016) Experiencia laboral como consejero educativo y asistente administrativo en el nivel medio de educación (2017,2018).

Solange Francis Raimundo Yaegashi, Universidade Estadual de Maringá

Possui Licenciatura e Bacharelado em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (1989), Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1992), Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1997) e Pós-Doutorado em Psicologia pela Universidade de São Paulo (2008). Atualmente é Professora Associada do Departamento de Teoria e Prática da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá. No campo da pesquisa, tem experiência na área de Psicologia da Educação, com ênfase em Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula, atuando principalmente com os seguintes temas: formação de professores, dificuldades de aprendizagem, desenvolvimento cognitivo, desenvolvimento afetivo e relação família-escola. É filiada à ANPED. É avaliadora do INEP/MEC. É Editora da Revista Imagens da Educação. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Escola, Família e Sociedade (GEPEFS). No campo da gestão acadêmica, exerceu o cargo de Chefe do Departamento de Teoria e Prática da Educação em dois mandatos (1998-2000; 2012-2014), Diretora de Ensino de Graduação da Universidade Estadual de Maringá (2014-2017) e Coordenadora de Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (2018-2020).

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Publicado
2021-07-22