ENTRE AS EXPERIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E AS OCORRÊNCIAS DOS METAPLASMOS: UM ESTUDO DE CASO

Palavras-chave: Linguística história. Metaplasmos. Língua Portuguesa. EAJA.

Resumo

Neste artigo, apresentamos os resultados oriundos de um trabalho em que objetivamos identificar e classificar os metaplasmos ocorridos em produções orais de alunos da Educação de Adolescentes, Jovens e Adultos (EAJA) nas aulas de língua portuguesa. Do ponto de vista teórico, este trabalho se apoia em discussões relativas à gramática histórica (CÂMARA JR., 1984; COUTINHO, 1976; DIAS, 2015), dos conceitos de sincronismo e diacronismo propostos por (MILANI, s/a; SAUSSURE, 2006) e, por fim, dos metaplasmos (MILANI, s/a). Na perspectiva metodológica, este estudo se enquadra como um estudo de caso de cunho qualitativo e os instrumentos de coleta de dados forma as entrevistas. Os dados sugerem que ao passar dos anos a língua portuguesa sofre alterações e que os alunos desta modalidade de ensino fazem uso de palavras em que ocorrem metaplasmos em seu cotidiano.

Biografia do Autor

Éderson Saraiva, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

Professor de Língua Portuguesa da Secretaria Municipal de Educação de Goiânia. Mestrando em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás. 

Marco André Franco de Araújo, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

Professor de Língua Inglesa da Secretaria Municipal de Educação de Goiânia. Mestre e Doutorando em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás. 

Referências

CAMARA JR., Joaquim Mattoso. Dicionário de linguística e gramática. 11. ed. Petrópolis: Vozes, 1984.

COUTINHO, Ismael de Lima. Gramática Histórica. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1976.

DIAS, Ana Lourdes Cardoso. Ismael de Lima Coutinho e sua gramática histórica. Mediação. Pires do Rio, v. 10, n. 1, p. 120-134, jan./dez. 2015.

ESTEBAN, Maria Paz Sandin. Pesquisa qualitativa em educação: fundamentos e tradições. Porto Alegre: AMGH, 2010. p. 122-144.

FARACO, Carlos Alberto. Linguística Histórica: uma introdução ao estudo da história das línguas. São Paulo: Ática, 1991.

JOHNSON, David. Classroom-oriented research in second-language learning. In: OMAGGIO HADLEY, A. (Ed.). Research in language learning: Principles, processes, and prospects. Chicago: National Textbook Company, 1995. p. 1-23.

MILANI, Sebastião Elias. Gramática Histórica e Dialetologia do português do Brasil. 2020. No prelo.

MOREIRA, Herivelto; CALEFFE, Luis Gonzaga. Metodologia científica para o professor pesquisador. 2. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2008.

NUNAN, David. Research methods in language learning. Cambridge: Cambridge University Press, 1992.

SAUSSURE, Ferdinand. Curso de linguística geral. São Paulo: Cultrix, 2006

YIN, Roberto. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman, 2005.
Publicado
2021-06-28