ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA: DA LEI AO COTIDIANO ESCOLAR

  • Isadora de Lima Ferreira Instituto Tocantinense de Ensino Superior e Pesquisa (ITOP)
  • Kyldes Batista Vicente Unitins

Resumo

A questão da representação do negro e da história e cultura africana encontra-se como foco central deste trabalho, cujo objetivo é dar visibilidade aos estudos sobre a cultura afro-brasileira. O estudo foi realizado buscando compreender os movimentos negros como protagonistas de sua própria história, conquistas e vitórias emancipatórias, destacando as lutas e pressões para a implementação de políticas e afirmativas educacionais, voltadas para a construção de uma pedagogia, que promova a superação do racismo e da desigualdade racial. Intencionamos também, proporcionar, por meio da abordagem literária, subsídios aos docentes para o cumprimento efetivo da Lei 10.639/03. Por fim, discutimos os resultados de uma pesquisa realizada em escolas de redes públicas e privadas, no município de Palmas e as dificuldades e desafios para a implantação da Lei 10.639/03, bem como a forma pela qual esta lei pode ser percebida como uma poderosa política de equidade social.

Biografia do Autor

Kyldes Batista Vicente, Unitins

Doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela UFBA. Mestre em Letras e Linguística pela UFG. Licenciada em Letras (Língua Portuguesa e Respectivas Literaturas) pela UFG. É professora da Unitins e do Governo do Estado de Tocantins. Atua em pesquisa e desenvolve projetos nas áreas de literatura portuguesa e adaptação literária. Desenvolve, com outros pesquisadores do Grupo de Pesquisa Literatura, Arte e Mídia, os Projetos de Extensão: Cinema e Literatura em Debate e Interlúdio Literário.

http://orcid.org/0000-0002-8473-2828

Publicado
2017-11-07