A CRÔNICA E A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS: GÊNEROS MOTIVADORES AO PRAZER DA LEITURA

Palavras-chave: Leitura na Escola. Práticas Motivadoras. Abordagem Dialógica.

Resumo

A partir de uma abordagem dialógica, o presente artigo discute sobre a crônica e a contação de histórias enquanto práticas motivadoras à leitura em sala de aula. Conhecida como um gênero híbrido, a crônica tem o propósito comunicativo mais comum de tecer um comentário ou uma reflexão sobre fatos, pessoas, situações e temas da vida cotidiana; enquanto a contação de histórias caracteriza-se como prática da oralidade que pode contribuir para a leitura crítica e o prazer de ler. Nesse sentido, respaldada nas contribuições teóricas de BAKHTIN (1992), KLEIMAN (2009), MARCUSCHI (2008), BENDER e LAURITO (1993), SILVEIRA (2009), SILVA JÚNIOR e SANTANA (2020) entre outros, a discussão aqui apresentada ancora-se no resultado de uma experiência didática  realizada em turmas do Ensino Médio que partiu da seguinte indagação: Em que medida a crônica e a contação de histórias podem contribuir para o interesse discente pela leitura a partir da prática dialógica entre os referidos gêneros? Os resultados obtidos apontaram a possibilidade de interação entre a crônica e a contação de histórias, como também a contribuição desses gêneros para uma leitura crítica, dialógica e prazerosa em sala de aula.

Biografia do Autor

Sandra Araújo Lima Cavalcante, UFAL

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Linguística e Literatura da Universidade Federal de Alagoas - PPGLL-UFAL. Mestra em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas - PPGE. Professora do Instituto Federal de Alagoas - IFAL. 

Maria Silma Lima de Brito, UFAL

Mestranda no Programa de Pós-graduação em Linguística e Literatura - PPGLL da Universidade Federal de Alagoas - UFAL. Graduação em Letras – UNEAL. Especialista em Letras - UPE. Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional – UNINTER. Membro do grupo de Pesquisa Estudos do Texto e da Leitura – GETEL- UFAL. 

Maria Inez Matoso Silveira

Professora e Pesquisadora da UFAL - Programa de Pós-graduação em Linguística e Literatura e do Mestrado Profissional em Letras. Líder do Grupo de Estudos do Texto e da Leitura – GETEL. Membro atuante do NEPEAL - Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Alfabetização de Alagoas – Centro de Educação – UFAL. 

Referências

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Trad. de Maria Ermantina Galvão Gomes Pereira; rev. da trad. Marina Appenzeller. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
BARTHES, Roland. O prazer do texto. Tradução J. Guinsburg. São Paulo: Perspectiva, 1987.
BENDER, Flora Christina; LAURITO, Ilka Brunhilde. Crônica: história, teoria e prática. São Paulo: Scipione, 1993.
BUSSATO, Cléo. A arte de contar histórias no século XXI:Tradição e Ciberespaço. Rio de Janeiro: Vozes, 2007.
CANDIDO, Antônio. O direito à literatura Vários escritos. São Paulo/Rio: Duas cidades; Ouro sobre Azul, 2004. Disponível em:. Acesso 10 agosto. 2020.
CAMPEDELLI, Samira Yousseff. Literatura, história & texto. São Paulo: Saraiva, 1999. v. 1.
CORDEIRO, Verbena Maria Rocha. Cenas de Leitura. In: TURCHI, Maria Zaira: SILVA, Vera Maria Tietzmann (Org.). Leitor formado, leitor em formação: leitura literária em questão. São Paulo: Cultura Acadêmica; Assis: ANEP, 2006.
COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2007.
FERRAREZI, Jr. Celso. Carvalho, Robson de. Oralidade na Educação Básica: o que saber e como ensinar. 1ª ed. São Paulo: Parábola, 2018.
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Miniaurélio Século XXI: o minidicionário da língua portuguesa. 5. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.
KLEIMAN, Angela B. Abordagens de Leitura. Scripta, Belo Horizonte , v. 7 .n. 14, p.13-22. 1. sem. 2004. Disponível em: http://www.ich.pucminas.br/cespuc/Revistas_Scripta/Scripta14/Conteudo/N14_Part 01_art01.pdf . Acesso em: 18 set. 2020.
KLEIMAN, Angela B. Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. Campinas: Pontes, 2009.
LAJOLO, Marisa. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. São Paulo: Ática, 2000.
LAJOLO, Marisa; ZILBERMAN, Regina. Das tábuas da lei à tela do computador: a leitura em seus discursos. São Paulo: Ática, 2009.
LAURITO, Ilka Brunhilde. História. In: BENDER, Flora Christina; LAURITO, Ilka Brunhilde. Crônica: história, teoria e prática. São Paulo: Scipione, 1993.
LEAHY, Cyana. A leitura e o leitor integral: lendo na biblioteca da escola. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
LIMA, Sandra Araujo. A crônica e a prática escolar da leitura no Ensino Médio. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Alagoas. Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira. Maceió, 2012.
MACHADO, Regina. Acordais: fundamentos teóricos-poéticos da arte de contar histórias. São Paulo: DCL, 2004.
SILVA, Ezequiel Teodoro da. O ato de ler: fundamentos psicológicos para uma nova pedagogia da leitura. São Paulo: Cortez, 2011.
SILVA, Ezequiel Teodoro da. Elementos de pedagogia da leitura. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
SILVA JÚNIOR, Nunes da . Produção oral sistematizada em atividades didáticas de língua portuguesa: um trabalho colaborativo no Ensino Fundamental . Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura da Universidade Federal de Alagoas UFAL, Maceió, 2019.
SILVEIRA, M. I. M. As Narrativa: sua importância na nossa vida e na escola. In: CAVALCANTE, Maria Auxiliadora da S. & FUMES, Neiza de Lourdes F. (Org.). Educação e Linguagem. Saberes e Práticas. 1 ed. Maceió: EDUFAL, 2006, v. 1, p. 75-89.
SILVEIRA, Maria Inez Matoso. Análise de gênero textual: concepção sócio- retórica. Maceió: EDUFAL, 2005ª.
SILVEIRA, Maria Inez Matoso. Modelos teóricos e estratégias de leitura: suas implicações no ensino. Maceió: EDUFAL, 2005b.
SILVEIRA, Maria Inez Matoso; OLIVEIRA, Francisco J. Dantas de. Leitura: Abordagem cognitiva. Maceió: EDUFAL, 2015.
SMITH, Frank. Leitura significativa. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999.
SOARES, Magda. Ler, verbo transitivo. In: PAIVA, Aparecida; MARTINS, Aracy; PAULINO, Graça; VERSIANI, Zélia (Org.). Leituras literárias: discursos transitivos. Belo Horizonte: Autêntica, 2005
Publicado
2021-03-11