"UMA" UMA INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA PARA IDENTIFICAR O ENSINO DE ESTRATÉGIAS METACOGNITIVAS DE LEITURA NA PRÁTICA DOCENTE

Palavras-chave: Metacognição. Leitura. Intervenção Psicopedagógica. Prática Docente.

Resumo

Este artigo relata uma pesquisa sobre uma ação psicopedagógica em uma escola municipal com professores do 6º ao 9º ano de diversas disciplinas, cujo objetivo é verificar o que eles conhecem e se ensinam as estratégias metacognitivas de leitura. O problema que motivou esta pesquisa originou-se a partir das queixas recorrentes acerca das dificuldades dos alunos em compreensão leitora. Teoricamente, fundamenta-se na abordagem sociocognitiva de leitura e em estudos sobre a metacognição. O método utilizado foi a aplicação de um questionário a 15 professores. Constatou-se que 74% deles não conhecem ou conhecem pouco sobre as estratégias metacognitivas de leitura e que, em suas práticas pedagógicas, há poucas intervenções relacionadas ao ensino dessas estratégias. Assim, emerge a possibilidade de uma intervenção psicopedagógica voltada à formação continuada dos docentes, acerca do ensino de estratégias metacognitivas de leitura, em busca de aprimorar suas práticas pedagógicas e minimizar as dificuldades de compreensão leitora dos alunos.

Biografia do Autor

Analú Sant'Ana Lopes do Amaral, Universidade de Taubaté

Mestre em Linguística Aplicada pela UNITAU, pedagoga e especialista em Psicopedagogia e Neuroaprendizagem. Psicopedagoga Institucional na Rede de Ensino Municipal de São José dos Campos. 

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Publicado
2021-07-16