"UMA" UMA INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA PARA IDENTIFICAR O ENSINO DE ESTRATÉGIAS METACOGNITIVAS DE LEITURA NA PRÁTICA DOCENTE
Resumo
Este artigo relata uma pesquisa sobre uma ação psicopedagógica em uma escola municipal com professores do 6º ao 9º ano de diversas disciplinas, cujo objetivo é verificar o que eles conhecem e se ensinam as estratégias metacognitivas de leitura. O problema que motivou esta pesquisa originou-se a partir das queixas recorrentes acerca das dificuldades dos alunos em compreensão leitora. Teoricamente, fundamenta-se na abordagem sociocognitiva de leitura e em estudos sobre a metacognição. O método utilizado foi a aplicação de um questionário a 15 professores. Constatou-se que 74% deles não conhecem ou conhecem pouco sobre as estratégias metacognitivas de leitura e que, em suas práticas pedagógicas, há poucas intervenções relacionadas ao ensino dessas estratégias. Assim, emerge a possibilidade de uma intervenção psicopedagógica voltada à formação continuada dos docentes, acerca do ensino de estratégias metacognitivas de leitura, em busca de aprimorar suas práticas pedagógicas e minimizar as dificuldades de compreensão leitora dos alunos.
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