AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA ESCOLA PÚBLICA: RANÇOS E DESAFIOS

  • Manoel Soares de Aragão Universidade Estadual de Goiás
Palavras-chave: Avaliação. Aprendizagem. Formação.

Resumo

O presente artigo aborda sobre avaliação da aprendizagem na Educação Básica, objetivando analisar dificuldades na prática de professores acerca dos processos de ensino, instrumentos e critérios de avaliação considerando os aspectos qualitativos. Os resultados da pesquisa poderão proporcionar a professores e pesquisadores, novos estudos no sentido de contribuir para melhorar a compreensão dos docentes da Educação Básica acerca da avaliação da aprendizagem no tocante: o que avaliar e como avaliar. Do ponto de vista metodológico, trata- se de uma pesquisa qualitativa, bibliográfica, de campo, realizada com professores de duas escolas da rede pública estadual com amostragem de sete docentes, para os quais, foi aplicado um questionário, o qual trouxe informações importantes. Resulta-se que os resultados responderam plenamente ao objetivo proposto e suscitaram a necessidade de se aprofundar sobre a temática entre os docentes da Educação Básica no intuito de melhorar os processos de ensino e a qualidade da avaliação.

Biografia do Autor

Manoel Soares de Aragão, Universidade Estadual de Goiás

Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Tocantins - Campus Universitário de Arraias. Especialista em Psicopedagogia e Metodologia do Ensino Superior pelo Instituto de Pós-Graduação e Extensão de Curitiba. Mestre em Ciências da Educação pela Universidade Autônoma de Assunção - PY. Docente na Universidade Estadual de Goiás.

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Publicado
2020-11-30