AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA ESCOLA PÚBLICA: RANÇOS E DESAFIOS
Resumo
O presente artigo aborda sobre avaliação da aprendizagem na Educação Básica, objetivando analisar dificuldades na prática de professores acerca dos processos de ensino, instrumentos e critérios de avaliação considerando os aspectos qualitativos. Os resultados da pesquisa poderão proporcionar a professores e pesquisadores, novos estudos no sentido de contribuir para melhorar a compreensão dos docentes da Educação Básica acerca da avaliação da aprendizagem no tocante: o que avaliar e como avaliar. Do ponto de vista metodológico, trata- se de uma pesquisa qualitativa, bibliográfica, de campo, realizada com professores de duas escolas da rede pública estadual com amostragem de sete docentes, para os quais, foi aplicado um questionário, o qual trouxe informações importantes. Resulta-se que os resultados responderam plenamente ao objetivo proposto e suscitaram a necessidade de se aprofundar sobre a temática entre os docentes da Educação Básica no intuito de melhorar os processos de ensino e a qualidade da avaliação.
Referências
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988. 4. ed. São Paulo: Saraiva, 1990.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Plano Nacional de Educação PNE 2014- 2024: Linha de Base. – Brasília, DF: Inep, 2015. 404 p.: il.
BRASIL, Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei nº 9.394/96. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. 1996.
CHARLOT, Bernard, Da relação com o saber e às práticas educativas, 1. ed. – São Paulo: Cortez, 2013, - (Coleção docência em formação: saberes pedagógicos)
_________________: "O conflito nasce quando o professor não ensina" Os Jovens e o Saber, Bernard Charlot (org.), 152 págs., Ed. Artmed,
COLL, MARTÍN, MAURI, MIRAS, ONRUBIA SOLÉ E ZABALA. O Construtivismo na sala de aula. 6. ed. Ed. Ática. São Paulo: - 2003
DEMO, Pedro. Complexidade e aprendizagem: a dinâmica não linear do conhecimento – 1. ed. – 3. Reimpressão. – São Paulo: Atlas, 2008.
HOFFMANN, Jussara Maria Lerch, Avaliação: mito e desafio: uma perspectiva construtivista. – 35 ed. Revista. - Porto Alegre: Mediação, 2005
LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar. 18. ed. – São Paulo: Cortez, 2006.
______________________. Avaliação da aprendizagem na escola: reelaborando conceitos e recriando a prática. – Salvador: Malabares Comunicação e eventos, 2003.
MORIN, Edgar. A cabeça bem feita: repensar a reforma, reformar o pensamento, - 15. ed. – Rio de Janeiro:Bertrand Brasil, 2008.
PERRENOUD, Philippe. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens – entre duas lógicas. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999.
VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Planejamento: Projeto de Ensino-Aprendizagem e Projeto Político-Pedagógico – elementos metodológicos para elaboração e realização. 7. ed.- São Paulo: Libertad, 2000.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).