O ENTRELAÇAR DAS MEMÓRIAS DE VELHOS QUILOMBOLAS: BRINCADEIRAS E SABERES

Palavras-chave: Memória. Velhos quilombolas. Brincadeiras de infancia. Saberes

Resumo

O texto apresenta análise de brincadeiras presentes nas memórias dos velhos quilombolas de Porto Alegre, em Cametá /PA. É uma pesquisa de cunho qualitativo com ênfase na história oral. Os sujeitos da pesquisa foram 08 (oito) velhos(as), que se constituíram como intérpretes de suas histórias de vida. Como recurso metodológico, utilizou-se a observação, entrevista semiestruturada, conversas informais, registro fotográfico, filmagens e oficina recreativa. Para a interpretação dos dados empregaram-se os pressupostos da análise de conteúdo. As memórias de infância dos velhos possibilitaram conhecer aspectos das infâncias do passado, identificando-as pelos saberes presentes nas brincadeiras. Os resultados do trabalho apontaram que as brincadeiras vivenciadas são permeadas de processos educativos. Este estudo compreendeu os velhos como sujeitos de história e memória, que se estabeleceram nas relações com o outro e no espaço em que vivem. Neste artigo, apresentaremos as vozes de quatro velhos, personagens centrais no processo criativo e protagonistas da investigação.   

Biografia do Autor

Alessandra Pereira de Carvalho Veloso, Universidade do Estado do Pará

Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Pará. 

Nazaré Cristina Carvalho, Universidade do Estado do Pará

Doutora em Educação Física pela Universidade Gama Filho. Professora Adjunta da Universidade do Estado do Pará.

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Publicado
2021-01-21