TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO TOCANTINENSE: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA CRIAÇÃO DE REDES DE APRENDIZAGEM

Palavras-chave: Tecnologias Digitais. Redes de Aprendizagem. Desafios. Possibilidades Pedagógicas.

Resumo

As tecnologias digitais foram inseridas rapidamente em diversos contextos sociais, incluindo as educacionais, sem refletir sobre seu uso em circunstâncias adversas. O artigo discute tecnologias digitais na educação, possibilidades e desafios na construção de redes de aprendizagem na educação tocantinense. Uma pesquisa qualitativa e bibliográfica, realizada a partir da Pesquisa de Mestrado em Educação do PPGE/UFT, argumenta sobre as tecnologias e as redes digitais no contexto contemporâneo, refletindo sobre desafios e possibilidades para os processos educativos, trazendo um panorama das tecnologias na educação no Estado do Tocantins. Os resultados, dessa pesquisa, apontam para a necessidade de ampliação de políticas públicas de acesso e formação de professores, para o uso das tecnologias digitais em contextos adversos, uma vez que a política de inclusão digital  do Estado do Tocantins contribuiu para o panorama que se tem hoje, mas o uso em grande escala na educação, presencial ou remota, ainda tem um longo caminho a percorrer.

Biografia do Autor

Deusirene Magalhães de Araujo, Universidade Federal do Tocantins

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Professora da Educação Básica da Rede Estadual do Tocantins.

Maria José de Pinho, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora dos Programas de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Ensino de Língua e Literatura e Mestrado em Educação da UFT

Referências

ALMEIDA, VALENTE E FRANÇA. O uso das tecnologias móveis na escola: uma nova forma de organização do trabalho pedagógico XVI ENDIPE. Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino, UNICAMP, Campinas, 2012.

ARAÚJO, D. M. Contribuições do curso redes de aprendizagem do Proinfo para construção de conceitos e autonomia de professores do Tocantins. Dissertação de Mestrado em educação. Universidade Federal do Tocantins. 2018. 130p.

BAUMAN, Zygmunt. Tempos líquidos. Tradução Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Zahar, 2003)

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade Líquida. Tradução: Plínio Dentzien. Rio de Janeiro: Zahar, 2003. 258p.

BORTOLAZZO, Sandro Faccin. Das conexões entre cultura digital e educação. Revista ETD – Educação e Temática Digital v. 22 n. 2 (2020): Virtualidades e Educação. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8654547. Acesso em: 07 mai 2020.

BRASIL. Proinfo Integrado. Curso Redes de Aprendizagem. Guia do formador. Brasília, SED/MEC, 2013.

BRUZZI, Demerval Guilarducci. Projeto Aluno Integrado: uma visão complexa sobre a educação à distância como fator motivacional no ensino médio. Tese de Doutorado – Universidade Católica de Brasília, orientado pela Drª Maria Cândida Moraes, 2017.

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

FREIRE, P. (1998). Pedagogia do Oprimido. 25 ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra.

GADOTTI, MOACIR. Boniteza de um sonho: ensinar-e-aprender com sentido 2. ed. -- São Paulo: Editora e Livraria Instituto Paulo Freire, 2011. -- (Educação cidadã; 2). Disponível em: https://www.paulofreire.org/download/boniteza_ebook.pdf. Acesso em:17 dez. 2019.

GOMEZ, Margarita Victoria. Educação em rede: uma visão emancipatória. São Paulo: Cortez, 2004.

HABOWSKI, Adilson Cristino; CONTE, Elaine; MILBRADT, Carla (2020). A pós-verdade é verdadeira ou falsa. (Resenha) Revista ETD – Educação e Temática Digital v. 22 n. 2 (2020): Virtualidades e Educação. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8657420/22395. Acesso em: 07 mai. 2020.

JESUS, Valdirene Gomes dos Santos de. Planejamento e gestão da formação contínua do projeto UCA: experiências vivenciadas no Tocantins. Tese de doutorado da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, SP, 2015.

KENSKI, V. M. Tecnologia e as Alterações no Espaço e Tempo de Ensinar e Aprender. São Paulo: Papirus, 2003.

KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias e ensino presencial e a distância. 7ª ed. Campinas São Paulo: Papyrus, 2003.

LEMOS, André; LÉVY, Pierre. O futuro da internet: em direção a uma ciberdemocracia planetária: São Paulo: Paulus, 2010.

LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993.

LEVY, Pierre. Cibercultura. Editora 134. São Paulo, 1999.

MALAGGI, Vitor. Imbrincando Projetos de Ensino-Aprendizagem e Tecnologias Digitais de Rede: busca de re-ssignificações e potencialidades. Dissertação (mestrado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Passo Fundo, UPF, Passo Fundo, 2009. Disponível em: http://tede.upf.br/jspui/bitstream/tede/675/1/2009VitorMalaggi.pdf. Acesso em: 07 mai. 2018.

McLUHAN, M. Os meios de Comunicação como extensões do homem. São Paulo: Cultrix, 1969.

MINSKY, M. The Society of Mind. New York: Simon & Schuster, 1985.

MORAES, Maria Cândida. Informática educativa no Brasil: uma história vivida, algumas lições aprendidas. Revista Brasileira de Informática na Educação. São Paulo, n. 01. set, 1997. Disponível em: file:///C:/Users/Professor/Downloads/2320-3702-1-SM.pdf. Acesso em: 15 mar. 2017.

SANTAELLA, Lúcia. Culturas e artes do pós-moderno: cultura das mídias à cibercultura. São Paulo: Paulus, 2003.

SANTOS, Sebastião Pereira. As tecnologias na educação e formação de professores: entre o discurso modernizante e a precariedade da prática. IN: Formação e profissão docente. Valter Soares Guimarães (org.) Goiânia. Ed. Da PUC, Goiás 2009.

SANTOS, E. Educação on-line, Cibercultura e Pesquisa-formação na prática docente. Tese de doutorado em Educação, Universidade Federal da Bahia, 2005.

TOFFLER, Alvin. A terceira onda. Tradução João Távoa. 4 ed. Rio de Janeiro, RJ: Record, 1980.

Publicado
2020-11-30