DISCURSIVIDADES DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES POR INTEGRANTES DO PIBID NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Resumo
Este artigo analisa discursividades de formação inicial registradas por integrantes do PIBID durante experiências pedagógicas na Educação Básica. As análises se concentraram na interpretação discursiva da noção de formação à docência oportunizada pelo PIBID. A problematização constituiu-se do seguinte questionamento: quais experiências pedagógicas o PIBID oportuniza aos seus integrantes sobre a formação inicial de professores em práticas pedagógicas na Educação Básica? A investigação contemplou estudos teóricos da Análise de Discurso de Michel Pêcheux (2015 [1983]) e de Eni Orlandi (2015). Metodologicamente, a pesquisa concentrou-se no eixo documental (ANDRADE, 2002; SEVERRINO, 2007), o qual compôs-se de relatórios obtidos dos integrantes do PIBID no recorte temporal de 2016 a 2017. À guisa conclusiva, as análises realizadas possibilitaram a compreensão de que os integrantes do PIBID proferiram em suas discursividades noções substanciais da formação inicial ao exercício da docência na Educação Básica.
Referências
ANDRADE, Maria Margarida de. Como preparar trabalhos para cursos de pós-graduação: noções práticas. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
BRASIL. Portaria nº 38, de 12 de dezembro de 2007. Dispõe sobre o Programa de Bolsa Institucional de Iniciação à Docência - PIBID. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 12 dez. 2007. p. 39.
BRASIL. Decreto nº 7.219, de 24 de junho de 2010. Dispõe sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID e dá outras providências. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, Brasília, DF, 24 jun. 2010.
BRASIL. Lei nº 12.796, de 4 de abril de 2013. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para dispor sobre a formação dos profissionais da educação e dar outras providências.
BRASIL, Portaria nº 84, de 14 de junho de 2016. Revoga a Portaria que Regulamentava o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, Brasília, DF, 14 jun. 2016.
FERNANDES, Cleudemar Alves. Análise do discurso: reflexões introdutórias. 2. ed. São Carlos: Editora Claraluz, 2008.
FLICK, Uwe. Desenho da pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Artmed, 2009.
HARGREAVES, Andy. FINK, Dean. Liderança sustentável: desenvolvendo gestores de aprendizagem. Tradução Adriano Moraes Migliavacca. – Porto Alegre: Artmed, 2007.
INDURSKY, Freda. Formação Discursiva: ela ainda merece que lutemos por ela por ela? Anais do II SEAD – Seminário de Estudos em Análise do Discurso, Porto Alegre, 2005. Disponível em: http://www.analisedodiscurso.ufrgs.br/anaisdosead/sead2.html. Acesso em: 26 nov. 2019.
INDURSKY, Freda. O texto nos estudos da linguagem: especificidades e limites. In: ORLANDI, Eni; LAGAZI-RODRIGUES, Suzy (orgs). Discurso e textualidade. 3. ed. Campinas: Pontes Editores, 2017.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. Análise qualitativa: teoria, passos e fidedignidade. Ciênc. Saúde Coletiva [online]. 2012, vol.17, n.3, pp.621-626. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-81232012000300007&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 21 set. 2019.
ORLANDI, Eni Pulcinelli. Análise de Discurso: princípios e procedimentos. – 12. ed. – Pontes Editores, Campinas, SP, 2015.
PÊCHEUX, Michel [1983]. Discurso: estrutura ou acontecimento. – 5. ed. – Campinas: Editora da Unicamp, 2015.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS. Manual de procedimentos internos do programa – PIBID. Palmas, TO: UFT, 2014.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).