A ABORDAGEM DE TEXTOS NÃO VERBAIS IMAGÉTICOS EM LIVROS DIDÁTICOS: ANÁLISE PRÉ E PÓS PNLD
Resumo
A partir da perspectiva da linguística textual, em estudos de Lajolo (1996), Marcuschi (2001) e Koch (2015), o artigo analisa como o texto não verbal imagético é explorado em livros didáticos do Ensino Fundamental numa visão diacrônica, que tem como ponto de partida a criação do Programa Nacional do Livro Didático, PNLD, e suas implicações sobre o cumprimento de parâmetros de elaboração de materiais didáticos, segundo Guias do Ministério da Educação, MEC. A pesquisa foi pontuada por dois livros didáticos, publicados em 1980 e 2015, com o recorte de textos discursivos e as atividades de interpretação deles, observou-se a utilização do texto não verbal imagético, antes, como mero atrativo visual ao texto por meio da ilustração, e atualmente, como o próprio texto em si, em que a imagem que compõe significado na mensagem é produzida e veiculada no meio social, e posteriormente trazida às atividades de leitura e interpretação pelos livros.
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