A ABORDAGEM DE TEXTOS NÃO VERBAIS IMAGÉTICOS EM LIVROS DIDÁTICOS: ANÁLISE PRÉ E PÓS PNLD

  • Kayla Pacheco Nunes Universidade Federal do Tocantins
Palavras-chave: Livro Didático. PNLD. Texto Não Verbal. Ensino.

Resumo

A partir da perspectiva da linguística textual, em estudos de Lajolo (1996), Marcuschi (2001) e Koch (2015), o artigo analisa como o texto não verbal imagético é explorado em livros didáticos do Ensino Fundamental numa visão diacrônica, que tem como ponto de partida a criação do Programa Nacional do Livro Didático, PNLD, e suas implicações sobre o cumprimento de parâmetros de elaboração de materiais didáticos, segundo Guias do Ministério da Educação, MEC. A pesquisa foi pontuada por dois livros didáticos, publicados em 1980 e 2015, com o recorte de textos discursivos e as atividades de interpretação deles, observou-se a utilização do texto não verbal imagético, antes, como mero atrativo visual ao texto por meio da ilustração, e atualmente, como o próprio texto em si, em que a imagem que compõe significado na mensagem é produzida e veiculada no meio social, e posteriormente trazida às atividades de leitura e interpretação pelos livros.

Biografia do Autor

Kayla Pacheco Nunes, Universidade Federal do Tocantins

Graduada em Pedagogia. Mestranda do Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional (PROFLETRAS) pela Universidade Federal do Tocantins (UFT).

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Publicado
2020-11-30