REFLEXÕES SOBRE A CONSTRUÇÃO DEMOCRÁTICA DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA NO CONTEXTO DA BNCC: DESAFIOS E PERSPECTIVAS

Palavras-chave: Política Educacional. Gestão Democrática da Educação. Resistência.

Resumo

Este artigo propõe uma reflexão crítica sobre os desdobramentos da Base Nacional Comum Curricular em relação aos princípios constitucionais da autonomia pedagógica e gestão democrática das escolas públicas a respeito do processo de construção do Projeto Político-Pedagógico. A pesquisa se assenta na perspectiva crítica tendo por objetivos desvelar os interesses corporativistas que estão implícitos na referida Base Curricular, entender o movimento de sua inserção no Estado do Tocantins e discutir como a escola pode ser um espaço de construção do conhecimento coletivo e de resistência as tais investidas conservadoras.

Biografia do Autor

Ítalo Bruno Paiva Gonçalves, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Graduado em história (UFG). Mestrando em Educação (UFT). Professor da Educação Básica do Sistema Estadual de Ensino do Tocantins. Membro do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação Municipal na UFT (GepeEM); membro do Observatório de Sistemas e Planos de Educação no Tocantins (ObSPE); membro da Pesquisa em Rede Mapa/Gestão democrática do ensino público e filiado a Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (Anped) e a Associação Nacional de Administração em Educação (Anpae).

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Publicado
2020-11-30