ESTUDANTES PROTAGONISTAS: ENTRE AS PEDAGOGIAS ESCOLARES E GRIÔS

Palavras-chave: Quilombo. Saberes. Escola. Currículo.

Resumo

Este trabalho discute a relação dos jovens quilombolas da Comunidade Dona Juscelina em Muricilândia (TO), que são estudantes da Educação Básica da rede estadual de ensino, observando-se os aprendizados que recebem dos anciãos da comunidade através de seus modos de transmissão de saberes e fazeres em um processo de construção de conhecimentos com importantes semelhanças com o currículo escolar. Objetivou-se compreender o protagonismo dos jovens negros que historicamente sempre estiveram às margens do processo civilizatório brasileiro e como receptores de conhecimentos institucionalizados, passam a produzir seus próprios conhecimentos. O trabalho trouxe contribuições para as discussões que englobam a educação para as relações étnicorraciais, em um contexto de ecologia de saberes e no fortalecimento da “educação outra” que além de buscar os conhecimentos especializados, também valoriza os conhecimentos que os estudantes levam pra escola. A pesquisa possui caráter qualitativo, com uso de fontes primárias e secundárias, os dados foram tratados por meio da mobilização do método da etnografia. Compreendemos que neste processo o destaque do protagonismo dos estudantes quilombolas, receptores de conhecimentos institucionalizados, estão ativos em busca de outros conhecimentos extra-classe que reforçam o currículo especializado e assim fortalecem a relação escola-território.

Biografia do Autor

Katiane da Silva Santos, Universidade Federal do Tocantins

Mestra em Estudos de Cultura e Território, Universidade Federal do Tocantins.

Kênia Gonçalves Costa, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Mestra em Estudos de Cultura e Território, Universidade Federal do Tocantins.

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Publicado
2020-11-30