O IMPACTO DE UMA MUDANÇA NO QUOTIDIANO ESCOLAR: A EDUCAÇÃO INTEGRAL E O TEMPO
Resumo
Este artigo tem por finalidade discutir o tempo como elemento da Educação Integral no Estado do Tocantins e o impacto da Lei nº 2.810 de 26 de dezembro de 2013 para o quotidiano de uma comunidade escolar. A metodologia utilizada foi a pesquisa participante, que observou os integrantes da equipe gestora pelo período de 01 (um) ano. Para a coleta de dados foram utilizados o caderno de campo, a observação participante e a análise documental, que neste caso, foi o Projeto Político Pedagógico (PPP), no ano de 2015. O período referenciado vai de 2013 a 2015. Alguns dos referenciais teóricos utilizados foram Gadotti (2009), Moll (2012), Ribeiro (2009), Brandão (1999),). Os resultados sugerem que a Educação Integral, no Brasil e no Estado está centrada no fator tempo; que a infraestrutura é primordial para o sucesso da Educação Integral, e que é necessária uma política de formação para professores, especificamente, em Educação Integral.
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