A FORMAÇÃO DO LEITOR RESPONSIVO E A MEDIAÇÃO DE LEITURA: ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE AS PRÁTICAS
Resumo
O presente artigo tem por objetivo discutir a importância da mediação de leitura para a formação do leitor responsivo, e intenta contribuir para o ensino de Língua Portuguesa. Para se discutir o enfoque da Linguística Aplicada foram utilizados como referência os estudos de Moita Lopes (2006), que discute aspectos da Linguística Aplicada; as concepções de leitura e do leitor responsivo em Batista-Santos (2018); a linguagem na perspectiva dialógica em Bakhtin (2003); a mediação da leitura em Rego (1995) e a compreensão do professor letrador em Bortoni-Ricardo (2013). A pesquisa se fundamenta em abordagem qualitativa, com opção metodológica por pesquisa bibliográfica. O aprofundamento na temática em questão se deu por meio de leituras, análises e reflexões acerca da produção bibliográfica concernente ao tema. Conclui-se com esse trabalho, que a mediação da leitura é fundamental para a formação do leitor responsivo, constituindo assim, uma instrumentalização dinâmica para o ensino de Língua Portuguesa.
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