A FORMAÇÃO DO LEITOR RESPONSIVO E A MEDIAÇÃO DE LEITURA: ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE AS PRÁTICAS

Palavras-chave: Formação do Leitor Responsivo. Linguística Aplicada. Mediação da Leitura. Língua Portuguesa.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo discutir a importância da mediação de leitura para a formação do leitor responsivo, e intenta contribuir para o ensino de Língua Portuguesa. Para se discutir o enfoque da Linguística Aplicada foram utilizados como referência os estudos de Moita Lopes (2006), que discute aspectos da Linguística Aplicada; as concepções de leitura e do leitor responsivo em Batista-Santos (2018); a linguagem na perspectiva dialógica em Bakhtin (2003); a mediação da leitura em Rego (1995) e a compreensão do professor letrador em Bortoni-Ricardo (2013). A pesquisa se fundamenta em abordagem qualitativa, com opção metodológica por pesquisa bibliográfica. O aprofundamento na temática em questão se deu por meio de leituras, análises e reflexões acerca da produção bibliográfica concernente ao tema. Conclui-se com esse trabalho, que a mediação da leitura é fundamental para a formação do leitor responsivo, constituindo assim, uma instrumentalização dinâmica para o ensino de Língua Portuguesa.

Biografia do Autor

Zukleia Pereira Cabral Cipriano, Unitins

Graduada em Pedagogia (UEG), Administração Pública (UFT) e Letras (FAFIBE). Especialista em Língua Portuguesa (FJC). Cursa Graduação em Direito (UNITINS) e Especialização em Direito Civil (IBRA). Mestra em Letras (UFT).

Luzani Cardoso Barros, Universidade Federal do Tocantins

Licenciada em Pedagogia (UNEB). Especialista em Conselhos Escolares (UFC). Mestra em Desenvolvimento Regional (UFT).

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Publicado
2020-11-30