A EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA E A ESTRUTURAÇÃO DE PROCESSOS COGNITIVOS NA BNCC DO ENSINO FUNDAMENTAL: A CIDADE COMO OBJETO DE CONHECIMENTO
Resumo
O presente trabalho é resultado da pesquisa de mestrado desenvolvida na Universidade Federal do Tocantins (2018 e 2020). Esta investigação busca refletir sobre a relevância e a estruturação do ensino de Geografia na Educação Básica. Neste processo é fundamental apresentar como, no ensino de Geografia, se desenvolvem processos de aprendizagem e explicitar como está organizado o desenvolvimento de processos cognitivos, segundo as proposições da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), destacando a progressão de habilidades relacionadas ao ensino de cidade na BNCC do ensino fundamental. A metodologia adotada guiou-se pela revisão bibliográfica e análise documental de temáticas relacionadas ao ensino de Geografia, processos de construção de aprendizagens e da análise da BNCC como documento normativo para a estruturação do currículo. Este estudo evidencia a relevância do ensino de Geografia e apresenta a estrutura do processo de construção da aprendizagem em Geografia (relacionada ao objeto de conhecimento cidade) segundo proposições da BNCC.
Referências
ALMEIDA, Rosângela Doin de. Do desenho ao mapa: Iniciação cartográfica na escola. 5ed. São Paulo: Ed. Contexto, 2001.
______. PASSINI, Elza Yasuko. O espaço geográfico: ensino e representação. 15ed. São Paulo: Ed. Contexto, 2015.
BENTO, Izabella Perracini. A mediação didática na construção do conhecimento geográfico: uma análise do processo de ensino e aprendizagem de jovens do Ensino Médio e da potencialidade do lugar. 2013. 260f. Tese (Doutorado em Geografia) – Instituto de Estudos Socioambientais, Universidade Federal de Goiás UFG, Goiânia-GO, 2013. Disponível em: https://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/4280 Acesso em: 08 de mai. 2020.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Versão final. MEC/Secretaria de Educação Básica. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf Acesso em 20 mar. 2020.
CALLAI, Helena Copetti. O ensino de Geografia: recortes espaciais para análise. In. CASTROGIOVANNI, A. C. et al. (Org.). Geografia em sala de aula: práticas de reflexões. Porto Alegre: Ed. UFRGS/AGB-PA, 1999. p. 57-66.
CASTELLAR, Sonia Maria Vanzella. A Educação geográfica: A psicogenética e o conhecimento escolar. Cad. Cedes, Campinas, vol. 25, n. 66, maio/ago. 2005. p. 209-225. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ccedes/v25n66/a05v2566.pdf Acesso em: 13 mai. 2020.
CASTELLAR, Sonia Maria Vanzella. A psicologia genética e a aprendizagem no ensino de Geografia. In: CASTELLAR, S. M. V. Educação Geográfica: teorias e práticas docentes. São Paulo – SP: Ed. Contexto, 2019. p. 38-50. (Novas abordagens, GeoUSP, v. 5).
CAVALCANTI Lana de Souza. Geografia, escola e construção de conhecimentos. 16 ed. Campinas: Ed. Papirus, 1998. (Coleção magistério: formação e trabalho pedagógico).
______. Cotidiano, mediação pedagógica e formação de conceitos: uma contribuição de Vygotsky ao Ensino de Geografia. Cadernos Cedes, Campinas, v. 25, n. 66, maio/ago. 2005. p. 185-207. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v25n66/a04v2566.pdf. Acesso em: 19 mai. 2020.
______. Bases Teórico-metodológicas da Geografia: uma referência para a formação e a prática de ensino. In: ______. (org.). Formação de Professores: concepções e práticas em Geografia. Goiânia: Vieira, 2006. p. 27-51. Disponível em http://nepeg.com/livros/formacao-do-professor/. Acesso em: 12 abr. 2020.
______. A Geografia escolar e a cidade: ensaios sobre o ensino de Geografia para a vida urbana cotidiana. 3 ed. Campinas: Ed. Papirus, 2012a. 190p. (Coleção magistério: formação e trabalho pedagógico).
______. O ensino de geografia na escola. Campinas, SP: Ed. Papirus, 2012b. 289p.
______. Jovens escolares e sua Geografia: Práticas espaciais e percepção no/do cotidiano da cidade. In: ______; CHAVEIRO, Eguimar Felício; PIRES, Lucineide Mendes (Org.). A cidade e seus Jovens. Goiânia: Ed. da PUC Goiás, 2015. p. 13-29.
______. O ensino de Geografia e demandas contemporâneas: práticas e formação docentes. In: ALVES, Adriana Olivia; KHAOULE, Anna Maria Kovacs. (org.). A Geografia no cenário das políticas públicas educacionais. Goiânia: Ed. C&A & Comunicação, 2017. p. 15-32.
______. Ensino de Geografia e diversidade: construção conhecimentos geográficos escolares e atribuições de significados pelos diversos sujeitos do processo de ensino. In: CASTELLAR, S. M. V. Educação Geográfica: teorias e práticas docentes. São Paulo – SP: Ed. Contexto, 2019. p. 66-78. (Novas abordagens, GeoUSP, v. 5).
FERRAZ, Ana Paula Carmo Marcheti; BELHOT, Renato Vairo. Taxonomia de Bloom: revisão teórica e apresentação das adequações do instrumento para definição de objetivos instrucionais. Gestão & Produção, São Carlos, v. 17, n. 2, 2010. p. 421-431. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-530X2010000200015&script=sci_abstract&tlng=pt Acesso em: 20 abr. 2020.
GALHARDI, Antonio Cesar; AZEVEDO, Marília Macorin de. Avaliações de aprendizagem: uso da taxonomia de Bloom. In: Anais do VIII Workshop de Pós-Graduação e Pesquisa do Centro Paulo Souza. São Paulo, outubro, 2013. p. 237-247. Disponível em: http://www.pos.cps.sp.gov.br/files/artigo/file/507/ad7a753c51e25c1529d318820a756dd2.pdf Acesso em: 17 abr. 2020.
HARVEY, David. O espaço como palavra-chave. EM PAUTA, v. 13, n. 35, Rio de Janeiro-RJ, jan/jul, 2015. p. 126 – 152. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/ojs/index.php/revistaempauta/article/viewFile/18625/13595 Acesso em: 22 de mai. 2020.
KRATHWOHL, David R. “A revision of bloom's taxonomy: an overview”, In: Theory in Practice, n. 41, v. 4. Ohio State University's College of Education, Colombus, Ohio, USA. 2002. p. 212-218. Disponível em: https://www.depauw.edu/files/resources/krathwohl.pdf. Acesso em: 25 abr. 2020.
OLIVEIRA, Lívia de. A construção do espaço, segundo Jean Piaget. Sociedade & Natureza, Uberlândia-MG, v.17, n. 33, 2005. p. 105-117. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/9205/5667. Acesso em: 20 abr. 2020.
______. O estudo metodológico e cognitivo do mapa. In: ALMEIDA, Rosângela Doin de. (org.) Cartografia Escolar. 2ed. São Paulo: Ed. Contexto, 2014a. p. 15-42.
______. Uma proposta metodológica para a compreensão de mapas geográficos. In: ALMEIDA, Rosângela Doin de. Cartografia Escolar. 2ed. São Paulo: Ed. Contexto, 2014b. p. 145-172.
PINTO, Rosilaine Aparecida. Métodos de Ensino e Aprendizagem sob a Perspectiva da Taxonomia de Bloom. Contexto & Educação, ano 30, n. 96, Rio Grande do Sul-RS, maio/ago, 2015. p. 126-155. Disponível em: https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/view/4290. Acesso em: 23 mai. 2020.
SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. 5ª Edição. Rio de Janeiro: Ed. Record, 2001.
SOUZA, Marcelo Lopes de. Conceitos fundamentais da pesquisa sócio-espacial. 4ª Ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2018.
VYGOTSKY, L.S. Formação social da mente. 7 Ed. São Paulo: Ed. Martins Fontes, 1984.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).