FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA À LUZ DO ESTADO DO CONHECIMENTO
Resumo
A pesquisa objetivou mapear a temática “formação continuada de professores da educação básica” a partir de pesquisas catalogadas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações – BDTD, para responder o questionamento: o que as pesquisas têm evidenciado sobre a formação continuada? Assim, o estudo do tipo Estado do Conhecimento foi desenvolvido através de 58 trabalhos produzidos durante o período de 2014 a 2019, sendo analisados à luz da Análise de Conteúdo. Neste sentido, foram elencadas três categorias: a formação continuada em serviço; a formação continuada e a prática pedagógica; e a percepção do professor sobre a formação continuada. Dessa forma, evidenciou-se que a formação continuada demanda de mudanças de atitudes por parte dos que resistem à formação pela falta de valorização profissional, condições de trabalho e o não direcionamento da formação para área específica de atuação dos professores
Referências
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011
BOGDAN, Robert C.; BIKLEN, Sari. Knopp. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Portugal: Porto Editora, 1994.
CÂMARA, Rosana Hoffman. Análise de conteúdo: da teoria à prática em pesquisas sociais aplicadas às organizações. Revista Interinstitucional de Psicologia, 6 (2), jul /dez, p. 179-191. 2013.
CARDOSO, Teresa; ALARCÃO, Isabel; CELORICO, Jacinto Antunes. MAECC®: um caminho para mapear investigação. Indagatio Didactica. v.5, n.2, p. 289- 299,2013
FERNANDES, Christiane Caetano Martins; D’AVILA, Jorge Luís. O Estado do conhecimento sobre a prática da pesquisa como instrumento pedagógico na educação básica: as produções acadêmicas dos programas de pós-graduação stricto sensu no Brasil. Revista InterMeio do Programa de Pós-Graduação em Educação. Campo Grande. v.21/22. n.42/44. p. 181-201. 2015/2016.
FRANCO, Maria Laura Publisi Barbosa. Análise de conteúdo. 3. ed. Brasília: Liber Livro, 2008.
GIL. Antônio Carlos. Métodos e Técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
JOSSO, Marie-Christine. A transformação de si a partir da narração de histórias de vida. Porto Alegre/RS, n 3, p. 413-428, set.-dez.2007. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/wiew/2741. Acesso em: 18. agos.2020.
.MONTEIRO, Filomena Maria De Arruda. Narrativas e saberes de professores em exercícios nos anos iniciais. In: MONTEIRO, Silas Borges; OLINI, Polyana. (Orgs.) Formação Continuada e desenvolvimento profissional docente. Cuiabá-MT: EDUFMT/ Sustentável, v. 4. p. 160, 2019.
MOROSINI, Marília Costa; FERNANDES, Cleoni Maria Barboza. Estado do conhecimento: conceitos, finalidades, interlocuções. Educação por escrito. Porto Alegre, v. 5, n.2, p.155-164, jul./dez.2014.Disponívelem:https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/porescrito/article/view/18875. Acesso em: 24 out. 2019.
NÓVOA, António. Os professores e sua formação. Lisboa: Dom quixote, 1997
ROMANOWSKI, Joana Paulin; ENS, Romilda Teodora. As pesquisas denominadas do tipo Estado da Arte em educação. Diálogo educacional, Curitiba, v. 6, n.19, p. 37-50, set. /dez. 2006. Disponível em:http:alfabetizarvirtualtextos.files.wordpress.com Acesso em: 24 out. 2019.
SALLES, Fernando Casadei. A formação continuada em serviço. Revista Iberoamericana de Educación. v.34, n.2. 2004. Disponível em: https://rieoei.org/RIE/article/view/2995.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).