UMA ANÁLISE DISCURSIVA DA TÉCNICA DE SELEÇÃO E DE CITAÇÃO DE FRASES EM NOTAS DE RUI BARBOSA E FLORESTAN FERNANDES

Palavras-chave: Leitura. Escrita. Rui Barbosa. Florestan Fernandes. Frases Destacadas.

Resumo

Neste artigo empreende-se uma análise discursiva de anotações em folhas avulsas e em cadernos de notas que compõem os acervos de dois importantes intelectuais e políticos brasileiros do século XIX e XX, a saber, Rui Barbosa e Florestan Fernandes, com vistas a depreender dessas anotações indícios do emprego de uma técnica de leitura e de escrita, de longa duração, que consiste na leitura de textos, no destacamento de frases desses textos lidos, em seu registro, coleção e organização em rubricas para seu posterior e provável uso na escrita de outros textos. A partir da Análise do discurso e da História cultural, busca-se descrever certas especificidades e regularidades no uso dessa técnica, e de sua conformidade com certos discursos sobre essas práticas de leitura e de escrita, bem como com certas representações coletivas, histórica e culturalmente determinadas, do que é ser intelectual, leitor e autor, tal como inscritas nessas anotações.

Biografia do Autor

Luzmara Curcino, UFSCar

Professora no Departamento de Letras e no Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFSCar e coordenadora do Laboratório de Estudos da Leitura (LIRE-CNPq). Dedica-se, em suas pesquisas, à análise dos discursos sobre a leitura na atualidade. Traduziu, entre outras obras, Inscrever e apagar: Cultura escrita e Literatura (séculos XI-XVIII) (Editora UNESP, 2006) e O que é um autor? Revisão de uma Genealogia (EdUFSCar, 2012), ambas de Roger Chartier. Além de autora de vários capítulos de livros e de artigos, é organizadora de obras coletivas, tais como Discurso, Semiologia e História (Editora Claraluz, 2011), Presenças de Foucault na Análise do discurso (EdUFSCar, 2014) e (In)Subordinações Contemporâneas: Consensos e resistências nos discursos (EdUFSCar, 2016).

Pâmela Rosin, Universidade Federal de São Carlos e Centro Universitário Estácio de Ribeirão

Doutoranda e Mestre em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de São Carlos (PPGL - UFSCar). Graduada em Linguística (UFSCar). Professora Colaboradora no Centro Universitário Estácio de Ribeirão Preto. Lattes: http://lattes.cnpq.br/5846619832430283

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Publicado
2021-01-25