GÊNERO E EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DAS DISSERTAÇÕES PRODUZIDAS ENTRE 2011 E 2017

  • Marília Milhomem Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
  • Rarielle Rodrigues Lima Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
  • Sandra Maria Nascimento Sousa Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Resumo

O presente artigo é uma revisão sistemática da literatura de dissertações, tendo por foco o seguinte questionamento: o que se tem produzido atualmente sobre gênero e educação infantil no Brasil a nível de dissertação? Para responder tal questionamento foram levantados alguns trabalhos produzidos sobre a temática compreendendo os anos de 2011 a 2017. Foram utilizados os descritores gênero e educação infantil e relações de gênero e educação infantil para obtenção de pesquisas. Nesse sentido, foram recolhidos um total de 33 trabalhos, obtidos por meio da base de dados da CAPES, destes foram analisados 6 trabalhos com a intencionalidade de analisar o nível e a qualidade destas produções. Conclui-se que ainda há poucas produções investigativas envolvendo gênero e educação infantil com concentrações maiores no eixo Sul e Sudeste.

Publicado
2017-12-13