AS MEDIDAS DE ACESSIBILIDADE PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO FÓRUM CENTRAL DE PALMAS

Palavras-chave: Direito de Inclusão. Acessibilidade. Pessoas com deficiência. Acesso à Justiça.

Resumo

A sociedade tem se tornado mais inclusiva com a adoção de políticas públicas afirmativas. Contudo, perdura-se um gap nas garantias, de fato e de direito, na inclusão plena das pessoas com deficiência no Brasil. O artigo objetiva apresentar aspectos da aplicação prática das normas legais dispostas sobre as pessoas com deficiência, com ênfase na acessibilidade e inclusão social à justiça no Fórum de Palmas, Tocantins. A pesquisa exploratória foi escolhida para uma aproximação com um objeto de estudo complexo. A revisão da literatura específica e das normas legais orientou o levantamento de dados consistentes das pesquisas de campo e documental. A organização do artigo está realizada em três seções. A primeira destacou a acessibilidade e inclusão social em um enfoque teórico. A seguinte expôs o tratamento metodológico da pesquisa. Depois veio uma breve história da acessibilidade e inclusão seguida do marco legal. Por último, expuseram-se alguns resultados da análise sobre as medidas de acessibilidade para pessoas com deficiência no Fórum de Palmas, TO. Apesar da inexistência da segregação das pessoas com deficiência como ocorria no passado, ainda se espera a criação de padrões desejáveis para uma melhor aceitação e mobilidade em diversos setores da sociedade.

Biografia do Autor

Lilian Rodrigues Carvalho da Silva, Universidade Federal do Tocantins

Mestre em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos (UFT).

José Wilson Rodrigues de Melo, Universidade Federal do Tocantins

Pós-doutor em Sciences de l'Éducation pela Université de Montréal - UdM, Canadá (2013). Doutorado em Didacta e Organización Escolar pela Universidade de Santiago de Compostela - USC, Espanha (2008); Estudios de Tecero Ciclo pela Universidade de Santiago de Compostela - USC (2002); Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará - UFC (1995); Especialização em Docência do Ensino Superior pela Universidade Estadual do Ceará - UECE (1994). Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará - UFC (1985). Professor Efetivo da Fundação Universidade Federal do Tocantins - UFT desde 2003. Membro do Corpo Docente do Mestrado Profissional (Interdisciplinar) em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos. Membro do Corpo Docente do Mestrado Profissional em Educação. Membro do Colegiado de Pedagogia (UFT - Palmas). Tem experiência na área de Educação com ênfase nos seguintes temas: política educacional, ensino superior, formação de professores, currículo, direitos humanos. Uma categoria transversal aos temas de pesquisa é a diversidade cultural.

 

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Publicado
2022-08-09
Seção
Artigos