A ATUAÇÃO DOCENTE NO ENSINO REMOTO DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19: PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Palavras-chave: Profissão Docente. Ensino Remoto. Recursos Digitais.

Resumo

Com a suspensão das aulas presenciais devido à Covid-19, adotou-se o Ensino Remoto, obrigando discentes e docentes a se adaptarem, impondo percalços à atuação profissional dos últimos. Isto posto, o objetivo desta pesquisa foi investigar como tem se desenvolvido o trabalho dos docentes durante a pandemia de Covid-19. Para cumpri-lo, um questionário a ser respondido pelos docentes da área de Ciência da Natureza e Matemática na educação básica foi elaborado e divulgado por redes sociais, obtendo-se 43 respostas. A partir destas, concluiu-se que os docentes não são suficientemente capacitados para atuarem em processos mediados por recursos digitais, além de não acreditarem receber o devido apoio das instituições em que trabalham, de questionarem a efetividade da aprendizagem de seus alunos e avaliarem seu engajamento nas atividades remotas como apenas regulares. Os resultados apontaram, assim, para a precarização da profissão e necessidade de investimentos nos docentes.

Biografia do Autor

Thabata de Souza Araujo Oliveira, Instituto Federal Fluminense (IFF)

Pós-graduação em Ensino de Ciências da Natureza pelo Instituto Federal Fluminense (IFF). Licenciada em Química pelo Instituto Federal Fluminense. 

Renata Nunes, Instituto Federal Fluminense (IFF)

Doutora em Química pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal Fluminense (Campus Cabo Frio).  

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Publicado
2022-06-24