NOVOS HÁBITOS NA EDUCAÇÃO DOS FILHOS NO CONTEXTO DA PANDEMIA CAUSADA PELO CORONAVIRUS

Palavras-chave: Educação Domiciliar. Educação Infantil. Pandemia.

Resumo

Este artigo faz um relato de experiência de uma mãe na educação de dois filhos, na idade de 2 e 4 anos. O trabalho se desenvolve em uma linha da pesquisa qualitativa com foco no cotidiano das crianças, durante a pandemia do novo coronavírus. Entre as medidas sanitárias adotadas, o isolamento social intensivo impactou diretamente na interação social, tão necessária nessa fase de desenvolvimento infantil. O trabalho fundamenta-se em Brasil (1988), Orsi (2003), MEC (2018), Souza (2020), Andrade (2017), entre outros autores. Os resultados mostraram como essas crianças se adequaram à nova realidade, com o auxílio de instrumentos pedagógicos, e como também seus pais lidaram com a situação, havendo, dentro de limitadas condições, um ponto de equilíbrio para que a família (pais e crianças) tivesse melhor qualidade de convivência nesse período, e, em consequência, favorecesse a aprendizagem das crianças dentro desse contexto pandêmico.

Biografia do Autor

Dianamara Tavares Muniz Oliveira Santos, Universidade de Pernambuco (UPE)

Pós-graduanda do Programa de Mestrado Profissional em Práticas e Inovações em Saúde Mental (PRISMAL) na Universidade de Pernambuco (UPE). Graduada em Pedagogia pela Universidade de Pernambuco (UPE). 

 

Adriano Jorge Oliveira Santos , Hospital Regional do Agreste (HRA)

Mestre em Saúde Mental pela Universidade de Pernambuco (UPE). Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Trabalha no setor de Neurologia e Psiquiatria no Hospital Regional do Agreste (HRA), em Caruaru, e em consultório próprio.  

Luciano da Fonseca Lins, Universidade de Pernambuco (UPE)

Pós-doutor em Psicanálise Integral pela Universidade do Porto (Portugal). Doutor em Ciências da Educação pela Universidade do Porto (Portugal). Professor adjunto da Universidade de Pernambuco. Docente do Programa do Mestrado Profissional em Psicologia da Universidade de Pernambuco, Campus Garanhuns. Psicólogo do Governo do Estado de Pernambuco e efetivo da Universidade de Pernambuco. Coordenador da Comissão Científica do Hospital Regional Dom Moura.

Referências

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Publicado
2022-06-24