ANÁLISE DOS PROCESSOS DE COMUNICAÇÃO E INTERAÇÃO COM ALUNOS COM SURDOCEGUEIRA E MULTIDEFICIÊNCIA EM PORTUGAL ANTES E DEPOIS DA COVID-19

Palavras-chave: Covid-19. Surdocegueira. Multideficiência. Comunicação.

Resumo

A pandemia causada pela Covid-19 trouxe ao mundo consequências em diversas esferas sociais, políticas e econômicas, e em proporções poucos vivenciadas pela humanidade no ultimo século. Dentre as mudanças emergenciais impulsionadas, os impactos causados no sistema educacional certamente foram potencializados quando o contexto de atendimento se dá aos estudantes com deficiência, cujas necessidades de aprendizagem se estabelecem de formas distintas. Este estudo objetiva analisar o atendimento educacional dado aos alunos com surdocegueira e com multideficiência em Portugal antes e durante o impacto pandêmico da Covid-19. A pesquisa teve abrangência em território nacional através da distribuição de um questionário online em Portugal, tendo sido obtidos 16 questionários referentes a alunos com surdocegueira e/ou multideficiência. Os resultados obtidos evidenciaram quais as medidas de suporte à aprendizagem que foram aplicadas pelos professores nos processos de comunicação e interação em alunos com surdocegueira e multideficiência, e de que forma a pandemia causada pela Covid-19 tem impacto na comunicação entre os professores e alunos com necessidades educativas especiais.

Biografia do Autor

Wolney Gomes Almeida, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)

Doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Estágio de Pós-Doutoramento em Educação Especial pela Universidade do Minho (Portugal). Mestre em Cultura e Turismo pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Professor Adjunto da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Docente do Programa de Pós-Graduação Strictu Sensu em Mestrado Profissional em Letras- ProfLetras. Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Inclusiva (GEPEI). Intérprete e Professor de Libras, possuindo certificação de proficiência na tradução e interpretação da Libras/LP e proficiência na docência de Libras - PROLIBRAS. Autor dos livros: "O Guia-intérprete e a Inclusão da Pessoa com Surdocegueira" e "Introdução à Língua Brasileira de Sinais (Editus)".  

Anabela Cruz-Santos, Universidade do Minho - Portugal

Doutora em Estudos da Criança pela Universidade do Minho - Portugal. Professora Auxiliar do Instituto de Educação da Universidade do Minho. 

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Publicado
2022-03-09