A APRENDIZAGEM NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19 FRENTE À DESIGUALDADE DE OPORTUNIDADES

Palavras-chave: Educação. Ensino Superior. Aprendizagem Baseada em Equipes. Covid-19.

Resumo

Os retrocessos causados pelo sombrio cenário político atual se agravam com a pandemia da Covid-19, dificultando o acesso à educação pelas classes populares. Buscando amortizar o impacto causado pela pandemia àqueles que enfrentam barreiras para acessar o conhecimento, objetivou-se que estudantes universitários, a partir da sensibilização e da percepção das dificuldades do outro, cooperassem para que o processo de ensino-aprendizagem reduzisse os efeitos da desigualdade de oportunidades educacionais no contexto da Covid-19. Para isso, desenvolvemos um estudo qualitativo do tipo pesquisa-ação, tendo como participantes 53 estudantes de uma universidade do Rio de Janeiro. Os resultados indicam que os debates acerca das desigualdades de oportunidades e da alteridade fizeram os alunos perceberem as dificuldades do outro e que o trabalho colaborativo possibilita a superação de parte dos desafios encontrados. Conclui-se que o trabalho em conjunto favorece o processo de ensino-aprendizagem.

Biografia do Autor

Silvio Duarte Domingos, Universidade Estácio de Sá (UNESA)

Doutor em Educação pela Universidade Estácio de Sá (UNESA). Professor nos cursos de Pedagogia, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia de Produção, Engenharia Civil e Design de Moda na Universidade Estácio de Sá. Desenvolve pesquisas sobre representações sociais, educação, criatividade e inovação. 

Clara Corrêa da Costa, Colégio Pedro II (CPII)

Doutora em Educação pela Universidade Estácio de Sá (UNESA). Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Colégio Pedro II (CPII). Vice-líder do Laboratório de Estudos, Pesquisas e Práticas em Educação Matemática nos Anos Iniciais do Colégio Pedro II (LEPPEMAI CPII). 

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Publicado
2022-03-09