A APRENDIZAGEM NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19 FRENTE À DESIGUALDADE DE OPORTUNIDADES
Resumo
Os retrocessos causados pelo sombrio cenário político atual se agravam com a pandemia da Covid-19, dificultando o acesso à educação pelas classes populares. Buscando amortizar o impacto causado pela pandemia àqueles que enfrentam barreiras para acessar o conhecimento, objetivou-se que estudantes universitários, a partir da sensibilização e da percepção das dificuldades do outro, cooperassem para que o processo de ensino-aprendizagem reduzisse os efeitos da desigualdade de oportunidades educacionais no contexto da Covid-19. Para isso, desenvolvemos um estudo qualitativo do tipo pesquisa-ação, tendo como participantes 53 estudantes de uma universidade do Rio de Janeiro. Os resultados indicam que os debates acerca das desigualdades de oportunidades e da alteridade fizeram os alunos perceberem as dificuldades do outro e que o trabalho colaborativo possibilita a superação de parte dos desafios encontrados. Conclui-se que o trabalho em conjunto favorece o processo de ensino-aprendizagem.
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