ENSINO HÍBRIDO COMO PROPOSTA DE PROTAGONISMO DISCENTE
Resumo
O artigo apresentado analisa a aplicação de ensino híbrido no processo de formação de discentes numa Instituição de Ensino Superior (IES), do município de São Cristóvão, SE. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cuja abordagem é descritiva e exploratória e com trabalho de campo. Para produção de dados foi utilizado como instrumento de coleta de dados um questionário semiestruturado aplicado junto aos discentes e docentes da IES. A metodologia adotada pauta-se na perspectiva da análise de conteúdo e como resultado constatou-se que, o modelo de ensino híbrido aplicados em sala de aula pelos docentes tem dado resultado quanto a participação mais efetiva dos discentes em sala de aula e mais assertiva no processo de aprendizagem.
Referências
BACICH, Lilian; NETO, Adolfo Tanzi; DE MELLO TREVISANI, Fernando. Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso Editora, 2015, 2º reimpressão 2017.
BACICH, Lilian; MORAN, José. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. - Porto Alegre: Penso, 2018.
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Tradução: Luís Antero Reto, Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2016.
CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede–8ª edição. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
DISCENTE A1; A2. Ensino híbrido como proposta de protagonismo discente. [Questionário aplicado pelos] autores. São Cristóvão - SE. 19 de set. 2019.
DOCENTE B1; B2. Ensino híbrido como proposta de protagonismo discente. [Questionário aplicado pelos] autores. São Cristóvão - SE. 19 de set. 2019.
HORN, M.B., STAKER, H. Blended usando inovação disruptiva para aprimorar a educação. [tradução: Maria Cristina Gularte Monteiro; revisão técnica: Adolfo Tanzi Neto, Lilian Bacich]. - Porto Alegre: Penso, 2015.
MORAES, Maria Cândida. A formação do educador a partir da complexidade e da
transdisciplinaridade. Revista Diálogo Educacional, v. 7, n. 22, p. 13-38, 2007.
MORAN, José. Educação Híbrida Um conceito-chave para a educação, hoje. In: BACICH, Lilian; NETO, Adolfo Tanzi; TREVISANI, Fernando de Mello. Ensino Híbrido Personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015. 2º reimpressão, 2017.
MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T.; BEHRENS, Marilda Aparecida. In: Novas tecnologias e mediação pedagógica. Ensino e aprendizagem inovadores com apoio de tecnologias. 21º ed. Campinas/SP: Papirus, 2013.
PRENSKY, Marc. Nativos digitais, imigrantes digitais. On the horizon, v. 9, n. 5, p. 1-6, 2001.
PRENSKY, M. Homo sapiens digital: dos imigrantes e nativos digitais à sabedoria digital. Conectados no ciberespaço. São Paulo: Paulinas, p. 101-116, 2012.
RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa Social: métodos e técnicas. Colaboradores José Augusto de Souza Peres (et. al.). -3. ed. -14. Reimpr. São Paulo: Atlas, 2012.
SALDANHA, C. C., ZAMPRONI E. C. B. & BATISTA, M. L.A. Semana Pedagógica-Estilos de aprendizagem. Paraná, 2016. Disponível em:
http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/sem_pedagogica/julho_2016/dee_an
exo1.pdf. Acesso em 30 de março. de 2022.
VALENTE, José Armando. O ensino híbrido veio para ficar. In: BACICH, Lilian; NETO, Adolfo Tanzi; TREVISANI, Fernando de Mello. Ensino Híbrido Personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015. 2º reimpressão 2017.
VARK-LEARN. A Brief Biography of Neil D. Fleming. Disponível em: http://www.vark-learn.com/. Acesso em 31 de março de 2022.
VASCONCELOS, Alana Danielly. Trilhando caminhos da formação profissional sobre as tecnologias digitais de informação e comunicação no curso de pedagogia da Universidade Federal de Sergipe. 2020. (TESE). Disponível em: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/14767. Acesso em 31 de março de 2022.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).