POSSIBILIDADES NA EDUCAÇÃO DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19: AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO (TDICs)

Palavras-chave: Covid-19. Isolamento Social. Educação. TDICs.

Resumo

As medidas adotadas devido à pandemia de Covid-19 intensificaram um processo que já havia se iniciado: a utilização das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs) para ensinar no século XXI. No presente artigo elencamos e indicamos ferramentas gratuitas e de utilização no cotidiano para práticas de ensino em ambientes virtuais. Utilizamos como base teórica alguns autores, como: Gomez (2004), educação em rede; Mattar (2014), rede social em educação; Levy (2010), inteligência coletiva e; Garcia (2020) para os desafios encontrados pelos professores durante o isolamento social. Elucidamos a importância das TDICs, desde a escolha correta da tecnologia até a promoção e construção de um ambiente de trocas do conhecimento no ambiente virtual. Assim, professor e estudante conseguirão, juntos, superar as dificuldades impostas, pelo isolamento social, à educação.

Biografia do Autor

Rita de Cassia Machado da Rocha, Instituto Oswaldo Cruz (IOC)

Doutora em Ensino em Biociências e Saúde pela Instituto Oswaldo Cruz (IOC). 

Roberta Corrêa, Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)

Doutoranda em Ensino de Biociências e Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). Mestra em Diversidade e Inclusão pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Coordenadora pedagógica no Município Rio de Janeiro. 

Roberto Rodrigues Ferreira, Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)

Pós-doutora em Ciências Biológicas pela Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). Atua como Pós-doutorado Júnior no Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos e Laboratório de Genômica Funcional e Bioinformática do IOC-FIOCRUZ. 

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Publicado
2022-06-24