POLÍTICA DE EDUCAÇÃO FÍSICA, ESPORTE E LAZER DO INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL: ANÁLISE DOS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS CENTRAIS

Palavras-chave: Política Institucional. Educação Democrática. Republicanismo.

Resumo

Este texto procura identificar e compreender como se articulam os elementos teórico-conceituais centrais da Política de Educação Física, Esporte e Lazer (Pefel) do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). Para isso, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa, descritiva e documental tendo como elemento de análise o texto da Política. A análise permitiu interpretar que a Pefel pode ser visualizada como um documento inovador no contexto da Educação Física ao apontar concepções, ações e diretrizes articuladas com os preceitos da instituição a que está vinculada. Além disso, o pano de fundo do documento consiste, basicamente, em articular os valores, comportamentos, significados e saberes, compatíveis com os preceitos de uma sociedade republicana e democrática. Assim, ao fazer a equalização tanto com os documentos norteadores do IFRS quanto com a Lei de criação dos Institutos Federais, o texto permitiu vislumbrar potencial para fortalecer uma atuação pautada pela busca da promoção da justiça social, equidade e inclusão.

Biografia do Autor

Ivan Carlos Bagnara, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS.

Doutor em Educação nas Ciências. Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal do Rio Grande do Sul - IFRS - Campus Erechim. 

Marlon André da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS

Doutor em Ciência do Movimento Humano. Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal do Rio Grande do Sul - IFRS - Campus Osório. 

Affonso Manoel Righi Lang, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS.

Mestre em Desenvolvimento Humano e Tecnologias. Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal do Rio Grande do Sul - IFRS - Campus Sertão. 

Daiane Toigo Trentin, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS.

Mestre em Educação. Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal do Rio Grande do Sul - IFRS. 

Tiago Locatelli, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS.

Mestre em Educação. Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal do Rio Grande do Sul - IFRS - Campus Bento Gonçalves. 

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Publicado
2021-08-27