GESTÃO ESCOLAR NO PROCESSO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Palavras-chave: Gestão Escolar. Processo Pedagógico. Educação Infantil.

Resumo

O artigo tem como objetivo refletir sobre a Gestão Escolar no processo pedagógico na Educação Infantil. A indagação que orienta a pesquisa é de como a Gestão acompanha este processo pedagógico realizado no ambiente educacional. Analisar as ações pedagógicas da gestão, neste processo de acompanhamento do desenvolvimento das crianças na Educação Infantil se torna fundamental. Trata-se de uma pesquisa com finalidade básica, realizada de forma exploratória e descritiva, qualitativa, incluindo pesquisa de campo em dois Centros de Educação Infantil, com todos os níveis (berçário, maternal e pré-escolar) da Educação Infantil, ambos localizados em bairros de periferias da cidade de Lages/SC. Participaram da pesquisa duas gestoras, duas auxiliares de gestão, quatro professoras de berçário e maternal, sendo duas de cada CEIM. A coleta de dados foi efetuada por meio de observação não participante e entrevistas semiestruturadas, foram realizadas com a gestão, auxiliar de gestão e os professores, por meio de perguntas abertas. Os resultados da análise apontam a dificuldade em conciliar a sua atenção, seu tempo e observação para os aspectos administrativos e pedagógicos do CEIM. Para acompanhar o processo pedagógico que ocorre no espaço educacional, as professoras repassam para a gestão seus planejamentos por escrito, ocorrem visitas da gestão nos espaços pedagógicos e há diálogo entre gestor e docente. Com o parecer de número 3.536.061 pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP).

Biografia do Autor

Gabrielle Lessa Tristão, Universidade do Planalto Catarinense – UNIPLAC

Graduada no Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade do Planalto Catarinense – UNIPLAC. 

Matheus Müller Lourenço, Universidade do Planalto Catarinense – UNIPLAC

Graduado no Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade do Planalto Catarinense – UNIPLAC. 

Referências

ANGST, Cristiane; OLIVEIRA-MENEGOTTO, Lisiane Machado de.; GIONGO, Carmem Regina. O brincar na Educação Infantil e a importância da mediação do professor. Revista Educação e Cultura Contemporânea, América do Norte, 2016. Disponível em . Acesso em 05 abr. 2020.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017.

_______ Diretrizes em ação: qualidade no dia a dia da educação infantil / Instituto Avisa Lá – Formação continuada de educadores; Ministério da Educação; Fundo das Nações Unidas para a Infância - UNICEF – São Paulo: Ed.Instituto Avisa Lá , 2015.

_______Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica / Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013.

CÁRIA, Neide Pena; ANDRADE, Nelson Lambert de. Gestão democrática na escola: em busca da participação e da liderança. 2016. REVISTA ELETRÔNICA DE EDUCAÇÃO. São Carlos (SP): Universidade Federal de São Carlos, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2007- . Quadrimestral. ISSN 1982-7199. Disponível em .

DUARTE, Bruna da Silva; BATISTA, Cleide Vitor Mussini. Desenvolvimento Infantil: Importância das atividades operacionais na educação infantil. Docência: Saberes e Práticas. Londrina, 2015. P. 292-306. Disponível em < http://www.uel.br/eventos/semanaeducacao/pages/arquivos/ANAIS/ARTIGO/SABERES%20 E%20PRATICAS/DESENVOLVIMENTO%20INFANTIL.pdf>. Acesso em 02 abr. 2020

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 55 ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2017.

LIMA, Marcos Antonio Matins; et. al. Funções da gestão educacional: Planejamento, organização, direção e controle nas escolas municipais de Aquiraz-CE, Brasil. Revista Eletrônica de Educação (São Carlos), v. 8, p. 127-146, 2014. Disponível em . Acesso em 08 abr. 2020.

LUZ, Anízia Aparecida Nunes; MELLO, Lucrécia Stringhetta. Gestão Na Educação Infantil: concepções e práticas no espaço de formação. 2015. Disponível em < https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/19374_9465.pdf>. Acesso em 03 nov. 2019.

OLIVEIRA, Elaine Ribeiro de. A Educação Inclusiva Na Educação Infantil: Compromissos E Desafios Da Gestão Educacional. Lages/SC. 2017.

SALVI, Luciana Rita Bellincanta; GUNTZEL, Carolina Borges Souza. Análise Do Papel Do Coordenador Pedagógico No Fomento À Construção Do Projeto Político Pedagógico E À Gestão Democrática. In: Lúcia Schneider Hardt; Neide Martins Arrias; Danilo J. S, Botelho; Vilmar Martins. (Org.). Coordenação Pedagógica: (per) formações e cartografias. 1ed. FLORIANÓPOLIS: NUP/CED/UFSC, 2015, v. 1, p. 67-80.

SANTA CATARINA. Proposta Curricular de Santa Catarina: Estudos Temáticos. Florianópolis: IOESC, 2005.

__________ Secretaria de Estado de Educação e do Desporto. Proposta Curricular de Santa Catarina: Ensino Fundamental: Disciplinas Curriculares – Florianópolis: COREN, 1998.

SANTOS, Camille Anjos de Oliveira; SILVA, Carla Cristie de França; OLIVEIRA, Ana Beatriz Cunha Maia de. Formação De Professores: O Desafio Da Prática. In: XIII Congresso Nacional De Educação - EDUCERE, 2017, Curitiba. Formação de Professores: contextos, sentidos e práticas. Curitiba: Editora Universitária Champagnat, 2017. p. 4642-4654.

SANTOS, Sandro Vinícius Sales dos; SILVA, Isabel de Oliveira e. Crianças na educação infantil: a escola como lugar de experiência social. Educação e Pesquisa - Revista da Faculdade de Educação da USP, v. 42, p. 131-150, 2016. Disponível em . Acesso em 05 abr. 2020.

SOUZA, Ivonete Crestani de. Gestão de sala de aula e a parceria entre professor e coordenador pedagógico. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal do Paraná. Disponível em <.https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/handle/1884/47072/R%20%20E%20%20IVONETE %20CRESTANI%20DE%20SOUZA.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em 05 abr. 2020.

VASCONCELLOS, Celso dos S. Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e processo político-pedagógico. 14. ed. S.L.: Libertad, 2005. 205 p.
Publicado
2021-04-14