RELAÇÕES E CONFLITOS ENTRE MENINOS E MENINAS NO ÂMBITO ESCOLAR: UM ESTUDO DE GÊNERO

Palavras-chave: Mediação de Conflitos. Conflitos de Gênero. Escola e Gênero.

Resumo

Essa pesquisa teve o objetivo de identificar a natureza dos conflitos de gênero que ocorrem entre meninos e meninas, bem como a forma como as meninas reagem diante de situações de conflitos com os meninos. Trata-se de uma pesquisa básica qualitativa, realizada com meninos e meninas de 09 a 10 anos do 5º ano de uma escola de tempo integral, situada no município de Palmas, Tocantins. A coleta de dados deu-se a partir da observação não participante e, como indicadores de análise, foram observados o tom de voz, imposições e reações, bem como aspectos não verbais, como expressões faciais e corporais. Nota-se certa preocupação da escola em evitar conflitos entre meninos e meninas, o que dificulta a possibilidade de aprendizagem desses sujeitos sobre como lidar com os próprios conflitos, inclusive os de gênero.

Biografia do Autor

Kelly Cristina Viana da Silva, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Graduanda do Curso de Serviço Social da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins). Bolsista PIBIC 2018/2019.

Mariany Almeida Montino, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Professora e Pesquisadora da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins).  Doutora e Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da  Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). 

 

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Publicado
2022-01-28