FANDANGO COMO ATOS DE CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: ‘DESPERTANDO O CAIÇARA’ NO CMEI ARCELINA ANA DE PINA DA ILHA DOS VALADARES, PARANÁ

Palavras-chave: Infância. Fandango. Currículo. Patrimônio.

Resumo

Este relato de experiência apresenta a perspectiva curricular e os atos do currículo do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Arcelina Ana de Pina, fundados na constituição das relações entre infâncias e o Patrimônio Cultural do Brasil, o Fandango Caiçara (IPHAN, 2015). O CMEI está situado na Ilha dos Valadares, região periférica de Paranaguá, no estado Paraná. Esta é uma pesquisa histórica do tempo presente, de cunho qualitativo, que privilegiou a análise e interpretação do Projeto Político Pedagógico do CMEI e de diferentes produções. Baseou-se na história oral temática, pois possibilitou uma melhor compreensão de proposições pedagógicas do CMEI Arcelina Ana de Pina com base no projeto de fandango. A imersão a campo aconteceu no período de setembro a dezembro de 2015 na Ilha dos Valadares, município de Paranaguá. Concluímos que, o currículo do CMEI Arcelina Ana de Pina fundamenta-se na alteridade, na transformação, articulado ao outro - ator curriculante (crianças, família, mestres e aprendizes caiçaras) e implicado em temporalidade e historicidade das infâncias entrecruzadas com o Fandango - manifestação cultural reconhecida como Patrimônio Cultural do Brasil (IPHAN, 2015).

Biografia do Autor

Thais de Jesus Ferreira, UFBA

Doutorado em Educação, Universidade Federal da Bahia. 

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Publicado
2021-04-14