ENRIQUECIMENTO EDUCACIONAL DOMICILIAR DE SUPERDOTADOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE MÃE PROFESSORA EM TEMPOS DE PANDEMIA
Resumo
O trabalho relata a experiência vivenciada por uma mãe professora que em tempos de isolamento social e descontentamento com as aulas não presenciais das escolas de seus filhos superdotados resolve realizar com eles um processo de enriquecimento educacional domiciliar, sob a temática meio ambiente, produzindo aprendizado e mudanças no comportamento de toda família. Sem grandes pretensões, formação adequada ou recursos de excelência, essa mãe mostra que com criatividade é possível oferecer a estudantes superdotados uma suplementação positiva ao conteúdo escolar, unindo pais e professores em prol de um desenvolvimento educacional mais prazeroso, criativo e baseado em projetos de interesse dos alunos.
Referências
AGÊNCIA BRASIL. Veja dicas para manter equilíbrio emocional das crianças na quarentena. Brasília, 2020. Disponibilidade em: <https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2020-06/veja-dicas-para-manter-equilibrio-emocional-de-criancas-na-quarentena>. Acesso em: 30 jul. 2020.
ALMEIDA, S. Leandro; OLIVEIRA, Ema P.; SILVA, Manuela E.; OLIVEIRA, G. Cristiano. O papel dos professores na identificação de crianças sobredotadas: Impacto de variáveis pessoais dos alunos na avaliação. Braga, ANEIS (Associação Nacional para o Estudo e a Intervenção na Sobredotação). Vol. 1, nº 1 e 2, 2000.
AQUINO, Estela. M. L. et al. Medidas de distanciamento social no controle da pandemia de COVID-19: potenciais impactos e desafios no Brasil. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, vol. 25, supl.1, p. 2423-2446. Junho. 2020. Disponibilidade em: <https://doi.org/10.1590/1413-81232020256.1.10502020>. Acesso em: 29 jul. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação infantil e ensino fundamental. Brasília, 2017.
______. Conselho Nacional de Educação (CNE). Resolução CNE/CEB Nº 02 de 11 de setembro de 2001. Brasília, DF, 2001.
INSTITUTO AYRTON SENNA. Estudos sobre educação e o impacto da pandemia do coronavirus. 2020. Disponibilidade em: <https://institutoayrtonsenna.org.br/pt-br/socioemocionais-para-crises/estudos-educacao-e-impacto-coronavirus.html>. Acesso em: 29 jan.2020.
MAIA, Berta Rodrigues e DIAS, Paulo César. Ansiedade, depressão e estresse em estudantes universitários: o impacto da COVID-19. Estudos de Psicologia, Campinas, v. 37, e200067, 2020. Disponibilidade em: <https://doi.org/10.1590/1982-0275202037e200067>. Acesso em: 30 jul. 2020.
MORAN, José. A culpa não é do on-line: contradições na educação evidenciadas pela crise atual. 2020. Disponibilidade em: <https://porvir.org/a-culpa-nao-e-do-online-contradicoes-na-educacao-evidenciadas-pela-crise-atual/>. Acesso em: 30 jul. 2020.
ORAN, P. Daniel e TOPOL, Eric J. Prevalence of Asymptomatic SARS-CoV-2 Infection. American College of Physicians: Annals of Internal Medicine. 2020. Disponibilidade em: <https://www.acpjournals.org/doi/10.7326/M20-3012>. Acesso em: 29 jul. 2020.
RENZULLI, Joseph. A concepção de superdotação no modelo dos três anéis: Um modelo de desenvolvimento para a promoção da produtividade criativa. In ---. Altas habilidades/superdotação, inteligência e criatividade: uma visão multidisciplinar. Organização VIRGOLIM, Angela Mágda Rodrigues. e KONKIEWITZ, Elisabete Castelon. São Paulo: Campinas; Papirus, 2014, p. 219 - 264.
______. O Que é Esta Coisa Chamada Superdotação, e Como a Desenvolvemos? Uma retrospectiva de vinte e cinco anos. Educação. Porto Alegre – RS, ano XXVII, n. 1 (52), p. 75 – 131, Jan./Abr. 2004.
ROJKO, Andreja. Industry 4.0 Concept: Background and Overview. Special Focus Paper: iJIM, v.11, n. 5, p. 77-90, 2017. Disponibilidade em: <https://online-journals.org/index.php/i-jim/article/viewFile/7072/4532 >. Acesso em: 05 julho 2020.
SABATELLA, Maria Lúcia e CUPERTINO, Christina M. B., Práticas educacionais de atendimento ao aluno com Altas Habilidades/Superdotação. In: FLEITH, Denise de Souza (Org). A construção de práticas educacionais para alunos com altas habilidades/superdotação. Brasília: SEESP/MEC, v.1, 2007, p. 67-80.
SANAR MEDICINA. A Importância do Isolamento Social no Contexto da Pandemia de Covid-19. 2020. Disponibilidade em: <https://www.sanarmed.com/a-importancia-do-isolamento-social-no-contexto-da-pandemia-de-covid-19>. Acesso em: 29 jul. 2020.
UNIDO GENERAL CONFERENCE 17, 2017, Vienna. Industry 4.0 opportunities behind the challenge. Vienna: UNIDO, 2017. Disponibilidade em: < https://www.unido.org/sites/default/files/files/2020-06/UNIDO%20Background%20Paper%20on%20Industry%204.0_FINAL_TII.pdf>. Acesso em: 24 jul. 2020.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS - UNA-SUS. Organização Mundial de Saúde declara pandemia do novo Coronavírus. 2020. Disponibilidade em: <https://www.unasus.gov.br/noticia/organizacao-mundial-de-saude-declara-pandemia-de-coronavirus>. Acesso em: 29 jul. 2020.
VIRGOLIM, Angela M. R., Altas habilidades/superdotação: encorajando potenciais. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial, 2007, p. 9-69.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).