ENRIQUECIMENTO EDUCACIONAL DOMICILIAR DE SUPERDOTADOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE MÃE PROFESSORA EM TEMPOS DE PANDEMIA

Palavras-chave: Altas Habilidades/Superdotação. Covid-19. Isolamento Social e Desenvolvimento Educacional.

Resumo

O trabalho relata a experiência vivenciada por uma mãe professora que em tempos de isolamento social e descontentamento com as aulas não presenciais das escolas de seus filhos superdotados resolve realizar com eles um processo de enriquecimento educacional domiciliar, sob a temática meio ambiente, produzindo aprendizado e mudanças no comportamento de toda família. Sem grandes pretensões, formação adequada ou recursos de excelência, essa mãe mostra que com criatividade é possível oferecer a estudantes superdotados uma suplementação positiva ao conteúdo escolar, unindo pais e professores em prol de um desenvolvimento educacional mais prazeroso, criativo e baseado em projetos de interesse dos alunos.

Biografia do Autor

Kelling Cabral Souto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ)

Doutora em ciências em Engenharia Nuclear pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). Atualmente é Pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação, Ciências, Tecnologias e Inclusão (PGCTIn) do Instituto de Biologia da Universidade Federal Fluminense (UFF), trabalhando com Altas Habilidades/Superdotação.

Cristina Maria Carvalho Delou, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Doutora em Educação pela Pontícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professora Aposentada da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF). Membro permanente no Curso de Pós-graduação em Diversidade e Inclusão e no PPG Ciências, Tecnologias e Inclusão do Instituto de Biologia da UFF. Coordenadora do Programa de Atendimento a Alunos com Altas Habilidades/Superdotação (PAAAH/SD-UFF).

Referências

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Publicado
2022-03-03