A LINGUAGEM MUSICAL E AS PRÁTICAS MÚSICO-EDUCATIVAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO NA UNIDADE DE EDUCAÇÃO BÁSICA DE SÃO LUÍS-MA

Palavras-chave: Educação Infantil. Linguagem Musical. Práticas Músico-Educativas. Formação Docente.

Resumo

O presente trabalho discute sobre a linguagem musical e as práticas músico-educativas para o desenvolvimento de habilidades na Educação Infantil no contexto de uma escola pública municipal. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, participante e cartográfica, com base em autores como Gobbi (2010), Almeida (2002), Brito (2003), Ariès (1978), Kuhlmann Jr. (1998), Farias e Sales (2012),Sarat (2009),Sacristan (2003), Oliveira (2010), Gil (2017), Werle e Bellochio (2009) e em documentos oficiais do MEC e normativos como a LDB (1996), RCNEI (1998) DCNEI (2009), CF (1988) dentre outros. Os instrumentos de coleta de dados foram a entrevista semiestruturada e a observação participante. A análise dos dados revelou ao longo da pesquisa e da intervenção que as docentes não especialistas em música adquiriram habilidades e ressignificaram suas práticas compreendendo que a musicalização ocorre por meio da ludicidade e nas crianças, foi possível observar que adquiriram conhecimentos musicais, habilidades expressas a cada atividade realizada.

Biografia do Autor

Kátia Regina dos Santos Castro, UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica (PPGEEB) da Universidade Federal do Maranhão - UFMA. Especialista em Docência na Educação Infantil/CEDEl-UFMA. Graduada em Pedagogia - UFMA. Docente e Coordenadora Pedagógica da rede pública municipal de ensino de São Luís. 

Otainan da Silva Matos, Faculdade Pitágoras UNOPAR

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica (PPGEEB) da Universidade Federal do Maranhão - UFMA.  Especialista em Filosofia Contemporânea pela Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras (FACEL). Graduado em Filosofia pelo Instituto de Estudos Superiores do Maranhão (IESMA) e Graduando em Pedagogia pelo Faculdade Pitágoras UNOPAR. 

José Carlos de Melo, Universidade Federal do Maranhão

Pós-Doutor em Educação. Docente do Departamento de educação II e Docente do Programa de Pós-graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica do (PPGEB) da Universidade Federal do Maranhão. 

Referências

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Publicado
2021-04-14