FATORES ORGANIZACIONAIS E LABORAIS RELACIONADOS AO BURNOUT: UM ESTUDO COM PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Palavras-chave: Professores. Esgotamento Psicológico. Educação Física. Escola.

Resumo

O estresse contínuo no ambiente laboral pode ocasionar a Síndrome de Burnout, interferindo na qualidade do trabalho. O objetivo desta pesquisa foi identificar os fatores relacionados à SB, bem como seus antecedentes, considerando contexto laboral e organizacional em professores de Educação Física. Realizou-se um estudo transversal descritivo a partir da aplicação de um questionário sociodemográfico e o Questionário de Burnout para Professores Revisado (CBP-R). Os dados foram analisados no SPSS 20.0. Foi realizado o teste Análise de Clusters para identificar os grupos de professores considerando as dimensões do constructo da Síndrome de Burnout. Nas comparações entre os grupos foi usado o teste de Mann-Whitney e de Friedman. Foi realizada ainda a correlação de Spearman na comparação entre as dimensões do instrumento, para cada cluster. Para todas as análises foi empregado o nível de significância de 5%. As dimensões com maiores índices positivos foram o Reconhecimento Profissional, o Estresse e as Condições Organizacionais, sendo elas preponderantes para o possível adoecimento através do Burnout. Já as dimensões da Despersonalização e Preocupações Profissionais, foram as dimensões com menores índices no estudo, já a dimensão com maior correlação junto as demais foi a Exaustão Emocional.

Biografia do Autor

José Antonio Bicca Ribeiro, Universidade Federal de Pelotas

Doutor em Educação Física, Universidade Federal de Pelotas (UFPel). 

Myriane Rosa da Rosa, Prefeitura Municipal de Pelotas

Mestre em Educação Física, Universidade Federal de Pelotas (UFPel). 

Mariangela da Rosa Afonso, Universidade Federal de Pelotas

Doutora em Educação, Universidade Federal de Pelotas (UFPel). 

Jorge Both, Universidade Estadual de Londrina

Doutor em Educação Física, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). 

Referências

ANTUNES, M; BATISTA, N; CAIXETA, S; DUARTE, L. Formação continuada em educação física escolar: fundamentos e desafios de um projeto crítico de educação. Revista Em Extensão, vol. 16, no. 1, p. 67–84, 2017. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/36399/pdf. Acesso em: 14 jun. 2019.

BENEVIDES-PEREIRA, A. M. T.; GONZÁLEZ, J. L.; MORENO-JIMENEZ, B.; GÁLVEZ, M.; GARROSA-HERNANDEZ, E. A avaliação do Burnout em professores. Comparação de instrumentos: CBP-R e MBI-ED. Psicologia em Estudo, vol. 7, no. 1, p. 11–19, 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pe/a/BJRWs9FSj8fN4KGjGt4wszt/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 14 jun. 2019.

BENEVIDES-PEREIRA, A. M. T. Considerações sobre a síndrome de burnout e seu impacto no ensino. Boletim de psicologia, vol. 62, no. 137, p. 155–168, 2012. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/bolpsi/v62n137/v62n136a05.pdf. Acesso em: 14 jun. 2019.

BRASIL. Ministério da Saúde, Organização Pan-Americana de Saúde. Doenças relacionadas ao trabalho: manual de procedimentos para os serviços de saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2001. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/doencas_relacionadas_trabalho_manual_procedimentos.pdf. Acesso em: 10 abr. 2019.

CARLOTTO, M. S. Síndrome de Burnout em Professores: Prevalência e Fatores Associados. Psicologia Teoria e Pesquisa, vol. 27, no. 4, p. 403–10, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ptp/a/B6dwZJD6LLTM5QBYJYfM6gB/?format=pdf&lang=pt. Acesso em 14 jun. 2019.

DATTOLI, A. R.; PÉREZ, R. C. G.; SILVA, M. I.; GONZÁLEZ, M. C. El Síndrome De Quemarse Por El Trabajo Y Factores Psicosociales En Docentes De Primaria De La Ciudad De Montevideo Burnout Syndrome and Psychosocial Factors in Primary School Teachers in Montevideo. Ciências Psicológicas, vol. 9, no. 2, p. 273–281, 2015. Disponível em: http://www.scielo.edu.uy/pdf/cp/v9n2/v9n2a05.pdf. Acesso em: 21 jun. 2019.

NASCIMENTO, R. K.; FOLLE, A.; DA ROSA, A. I.; BOTH, J. Job satisfaction among physical education teachers from the municipal network of São José-SC. Journal of Physical Education (Maringa), vol. 27, no. 1, p. 1–11, 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/jpe/a/9qZ3XZCqBy9tzbsJkXRYHpg/?format=pdf&lang=en. Acesso em: 14 jun. 2019.

ESTERAS, J.; CHOROT, P.; SANDÍN, B. Predicción del burnout en los docentes: Papel de los factores organizacionales, personales y sociodemográficos. Revista de Psicopatologia y Psicologia Clinica, vol. 19, no. 2, p. 79–92, 2014. Disponível em: http://revistas.uned.es/index.php/RPPC/article/view/13059/pdf_21. Acesso em 21 jun. 2019.

FARIAS, G. O.; BATISTA, P. M. F.; GRAÇA, A.; NASCIMENTO, J. V. Ciclos da trajetória profissional na carreira docente em Educação Física. Movimento (ESEFID/UFRGS), vol. 24, no. 2, p. 441, 2018. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/75045/48569. Acesso em 14 abr. 2019.

FERREIRA, L. C. M. Crenças de autoeficácia docente, satisfação com o trabalho e adoecimento. Psicologia: Ensino e Formação, vol. 5, no. 2, p. 19–37, 2014. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/pef/v5n2/v5n2a03.pdf. Acesso em 19 jun. 2019.

KOGA, G. K. C.; MELANDA, F. N.; SANTOS, H. G.; SANT’ANNA, F. L.; GONZÁLEZ, A. D.; MESAS, A. E.; ANDRADE, S. M. Fatores associados a piores níveis na escala de Burnout em professores da educação básica. Cadernos Saúde Coletiva, vol. 23, no. 3, p. 268–275, 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cadsc/a/Nnf4Rp6zfprzYLVhdw7Xmch/?format=pdfelang=pt. Acesso em 14 jun. 2019.

MARÔCO, J. Análise estatística com o SPSS Statistics. 6a edição. Pêro Pinheiro: Gráfica Manuel Barbosa e Filhos, 2014.

MASLACH, C; JACKSON, S. E. The measurement of experienced burnout. Journal of Organizational Behavior, vol. 2, no. 2, p. 99–113, 1981. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/epdf/10.1002/job.4030020205. Acesso em: 14 jun. 2019.

MITRA, Ananda; LANKFORD, Sam. Research Methods in Park, Recreation, and Leisure Services. [S. l.]: Sagamore Pub., 1999.

MORENO-JIMENEZ, B.; GARROSA-HERNANDEZ, E.; GUTIÉRREZ, J. L. G. La evaluación del estrés y el Burnout del profesorado: el CBP-R. Revista de Psicologia del Trabajo y de las Organizaciones, vol. 16, no. January, p. 151–171, 2000. Disponível em: https://journals.copmadrid.org/jwop/files/63238.pdf. Acesso em 14 abr. 2019.

MORENO JIMÉNEZ, B. Factores y riesgos laborales psicosociales: conceptualización, historia y cambios actuales. Medicina y Seguridad del Trabajo, vol. 57, p. 4–19, 2011. Disponível em: https://scielo.isciii.es/pdf/mesetra/v57s1/especial.pdf. Acesso em: 14 jun. 2019.

PINTO, A. M.; LIMA, M. L.; SILVA, A. L. Stress profissional em professores portugueses: Incidência, preditores e reacçao de burnout. Psychologica, vol. 33, no. 33, p. 181–194, 2003. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/337568114_Stress_profissional_em_professores_portugueses_Incidencia_preditores_e_reacao_de_burnout_In_Psychologica. Acesso em: 10 mai. 2019.

PIRES, D. A.; MONTEIRO, P. A. P.; ALENCAR, D. R. Síndrome de Burnout em professores de Educação Física da região nordeste do Pará. Pensar a Prática, vol. 15, no. 4, p. 948–965, 2012. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/fef/article/view/15654/13115. Acesso em: 8 mar. 2019.

RIBEIRO, L. C. C.; BARBOSA, L. A. C. R.; SOARES, A. S. Avaliação da prevalência de Burnout entre professores e a sua relação com as variáveis sociodemográficas. Revista do Centro Oeste Mineiro, vol. 5, no. 3, p. 1741–1751, 2015. Disponível em: http://www.seer.ufsj.edu.br/index.php/recom/article/view/987/928. Acesso em: 10 mar. 2019.

RIO GRANDE DO SUL (Estado). Lei nº 6.672, de 22 de abril de 1974. Disponível em: http://servicos.educacao.rs.gov.br/dados/lei_no_06672. Acesso em: 16 jun. 2017.

SILVA, A. F.; MAIA, M. F. M.; LIMA, C. A. G.; GUEDES, I. T.; PEDREIRA, K. C.; SILVA, D. A. S.; PETROSKI, E. L. Fatores que prevalecem ao esgotamento profissional em professores. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, vol. 25, no. 2, p. 333–339, 2017. Disponível em: http://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1539/849. Acesso 14 jun. 2019.

SINOTT, E. C.; AFONSO, M. R.; RIBEIRO, J. A. B.; FARIAS, G. O. Síndrome de Burnout: Um estudo com professores de Educação Física. Movimento (ESEFID/UFRGS), vol. 20, no. 2, p. 519, 2014. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/43226/28915. Acesso em: 14 jun. 2019.

VICENTE, K. B.; OLIVEIRA, V. H. Natureza e especificidade do trabalho docente. Revista Humanidades e Inovação, vol. 3, no. 3, p. 188–194, 2016. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/226. Acesso em 10 mar. 2019.

Publicado
2021-08-26