FANTASIA ENTRE A PÁGINA E A TELA NA FORMAÇÃO DO LEITOR CRIANÇA: UM DIÁLOGO EMANCIPATÓRIO

Palavras-chave: Literatura infantil. Relação literatura e cinema. Relação fantasia e real. Formação do leitor.

Resumo

Este artigo analisa a presença da fantasia e do real em duas narrativas infantis: Procurando Nemo (2003), filme do cineasta Andrew Stanton, e Nemo, o peixinho filósofo (2009), livro de Assis Brasil. Esse diálogo entre literatura e cinema é pertinente para se entender o protagonismo dos personagens homônimos, bem como apresentar as suas aproximações do ponto de vista temático. Desse modo, a partir de estudiosos sobre cinema, como Merten (1990), e literatura infantil, como Zilberman (2003) e Magalhães (2001), entre outros, buscar-se-á a compreensão do papel da fantasia e do real na produção cultural destinada à criança. Assim, o estudo aponta que as obras Procurando Nemo e Nemo, o peixinho filósofo, em diálogo, por meio da fantasia, propiciam possibilidades de produção de sentidos que incidem na formação dos leitores crianças, numa perspectiva reflexiva e participativa sobre o mundo, conhecendo e reconhecendo as suas demandas existenciais, enquanto sujeito sociohistórico na contemporaneidade.

Biografia do Autor

Dheiky do Rêgo Monteiro Rocha, Universidade Estadual do Maranhão

Mestre em Letras, pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI), onde desenvolveu pesquisa sobre a literatura infantil e juvenil do escritor piauiense Assis Brasil. Especialista em Literatura Brasileira, pela UESPI. Graduado em Licenciatura Plena em Letras, com habilitação em Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, pela UESPI. Professor provisório no curso Letras Licenciatura em Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), no Centro de Estudos Superiores de Timon – CESTI. Membro do grupo de pesquisa Estudos Interdisciplinares em Literatura e Linguagem – LITERLI, da UEMA, na linha de pesquisa Literatura e Sociedade, cadastrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil do CNPq. Tem experiência e interesse acadêmico em pesquisa na área de Letras, com ênfase em Teoria da Literatura, Literatura Brasileira Contemporânea, Literatura Piauiense, Literatura Infantil e Juvenil, desenvolvendo estudos principalmente nos seguintes temas: fantasia na literatura, ficção e história, leitura literária e formação do leitor. 

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Publicado
2021-01-21