REPRESENTAÇÃO DE TRANSTORNOS MENTAIS NA LITERATURA JOVEM-ADULTA CONTEMPORÂNEA: AS DINÂMICAS NARRATIVAS DE FOUR WEEKS, FIVE PEOPLE, DE JENNIFER YU

Palavras-chave: Cultura adolescente contemporânea. Escrita e representação. Adolescência.

Resumo

Partindo de princípios e vocabulário da comunidade literária direcionada ao público jovem e de critérios para a classificação de transtornos mentais, propõe-se uma leitura do livro Four Weeks, Five People (2018), de Jennifer YU, a partir da percepção geral de algumas dessas condições presentes em veículos culturais. A obra trata das relações estabelecidas por cinco adolescentes em um acampamento voltado ao processo terapêutico. Voltando-se ao estilo de escrita e à ambientação, a proposta é debater as formas como as personagens foram elaboradas de modo a ilustrar alguns desses transtornos. Ao iluminar maneiras como aflições psíquicas afetam a vida dos jovens, percebe-se as possibilidades de apontar formas de lidar com discussões extremamente delicadas dentre aqueles que pertencem à essa faixa etária. Propostas para a tradução de passagens do livro serão apresentadas pela primeira vez em português brasileiro ao longo do texto.

Biografia do Autor

Denise Nunes, Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA, Sobral-CE

Graduada em Letras pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA, Sobral-CE). 

Tereza Raquel Tomé Adeodato, Universidade Federal do Ceará -UFC

Mestra em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atua no Sistema Único de Assistência Social em Teresina-PI. 

Jorge Luiz Adeodato Junior, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Mestre em Estudos da Tradução pela Universidade Federal do Ceará (POET-UFC). Professor do Curso de Letras da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA, Sobral-CE) e da Faculdade Luciano Feijão (FLF, Sobral-CE). 

 

Referências

DALGALARRONDO, Paulo. Psicopatologia e semiologia dos transtornos. 2. Ed. Porto Alegre: Artmed, 2008.
DIAZ, Shelley. Jennifer Yu on Mental Health, Writing, and Her Debut “Four Weeks, Five People. School Library Journal. New York, 08 mai. 2017. Disponível em: Acesso em 02 de Janeiro de 2020.
DUYVIS, Corinne. #ownvoices. Amsterdam, 6 set. 2015. Disponível em: Acesso em 28 de agosto de 2020.
JAMESON, Fredric. Postmodernism, or the cultural logic of late capitalism. Durham: Duke University Press, 1991
JENKINS, Henry. Convergence culture: where old and new media collide. New York: NYU Press, 2006
JENKINS, Henry. Cultura da convergência. 2a ed. Trad. de Susana Alexandria. São Paulo: Aleph, 2015.
AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. DSM-5. 5ª ed. Tradução de Maria Inês Corrêa Nascimento et al. Porto Alegre: Artmed, 2014.
OMS/World Health Organization (2003). Caring for children and adolescents with mental disorders – setting WHO directions. Geneva, 2003. Disponível em . Acesso em: 30 de agosto de 2020.
WORLD HEALTH ORGANIZATION. Preventing suicide: a resource for media professionals. Geneva, 2017. Disponível em Acesso em 02 de janeiro de 2020
YU, Jennifer. Four weeks, five people. Ontario: Harlequin Teen, 2018.
Publicado
2021-01-21