REPRESENTAÇÃO DE TRANSTORNOS MENTAIS NA LITERATURA JOVEM-ADULTA CONTEMPORÂNEA: AS DINÂMICAS NARRATIVAS DE FOUR WEEKS, FIVE PEOPLE, DE JENNIFER YU
Resumo
Partindo de princípios e vocabulário da comunidade literária direcionada ao público jovem e de critérios para a classificação de transtornos mentais, propõe-se uma leitura do livro Four Weeks, Five People (2018), de Jennifer YU, a partir da percepção geral de algumas dessas condições presentes em veículos culturais. A obra trata das relações estabelecidas por cinco adolescentes em um acampamento voltado ao processo terapêutico. Voltando-se ao estilo de escrita e à ambientação, a proposta é debater as formas como as personagens foram elaboradas de modo a ilustrar alguns desses transtornos. Ao iluminar maneiras como aflições psíquicas afetam a vida dos jovens, percebe-se as possibilidades de apontar formas de lidar com discussões extremamente delicadas dentre aqueles que pertencem à essa faixa etária. Propostas para a tradução de passagens do livro serão apresentadas pela primeira vez em português brasileiro ao longo do texto.
Referências
DIAZ, Shelley. Jennifer Yu on Mental Health, Writing, and Her Debut “Four Weeks, Five People. School Library Journal. New York, 08 mai. 2017. Disponível em:
DUYVIS, Corinne. #ownvoices. Amsterdam, 6 set. 2015. Disponível em:
JAMESON, Fredric. Postmodernism, or the cultural logic of late capitalism. Durham: Duke University Press, 1991
JENKINS, Henry. Convergence culture: where old and new media collide. New York: NYU Press, 2006
JENKINS, Henry. Cultura da convergência. 2a ed. Trad. de Susana Alexandria. São Paulo: Aleph, 2015.
AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. DSM-5. 5ª ed. Tradução de Maria Inês Corrêa Nascimento et al. Porto Alegre: Artmed, 2014.
OMS/World Health Organization (2003). Caring for children and adolescents with mental disorders – setting WHO directions. Geneva, 2003. Disponível em
WORLD HEALTH ORGANIZATION. Preventing suicide: a resource for media professionals. Geneva, 2017. Disponível em
YU, Jennifer. Four weeks, five people. Ontario: Harlequin Teen, 2018.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).