PRÁTICAS DE LEITURA E DE ESCRITA NO ENSINO FUNDAMENTAL II, PELO VIÉS DA LITERATURA INFANTIL E JUVENIL

Palavras-chave: Literatura infantil e juvenil. Alunos. Leitura. Escrita. Escola.

Resumo

Este trabalho apresenta e analisa algumas atividades de leituras e de produções de textos escritos, a partir da literatura infantil e juvenil. Participaram destas atividades alunos de três turmas do 9º ano do ensino fundamental II de uma escola da rede pública estadual da cidade de Araguaína-Tocantins. As leituras de livros infantis e juvenis foram provocadas pelo professor de língua portuguesa visando promover a formação do leitor literário. Em seguida, os adolescentes fizeram compartilhamento das leituras por meio de vídeos, produção escrita de HQ e resumo das obras no formato pizza literária. O trabalho é de abordagem qualitativa, centrada na observação em salas de aulas, análise do planejamento pedagógico do professor e das produções escritas dos alunos. Por meio da participação dos alunos nos percursos de leituras e de escritas evidenciamos que é possível trabalhar a literatura infantil e juvenil com adolescentes, de modo a contribuir com sua formação leitora.

Biografia do Autor

Leomar Alves de Sousa, Escola Estadual Vila Nova

Doutorando e mestre pelo Programa de Pós-graduação em Ensino de Língua e Literatura (PPGL-UFT), Especialista em Ensino de Língua Portuguesa pela Faculdade Rio Sono. Possui licenciatura em Letras (UFT). Professor de Língua Portuguesa na educação básica do Estado do Tocantins (SEDUC-TO). 

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Publicado
2021-01-21