TECENDO RELAÇÕES ENTRE TEORIAS ASL E A TENTATIVA DE IDENTIFICAR INDÍCIOS QUE SUPORTEM O ENSINO DE PRONÚNCIA EM CONTEXTO DE SALA DE AULA: UM ESTUDO DE CASO COM PROFESSORES DE LÍNGUA(S)

Palavras-chave: Ensino de Pronúncia. Teorias ASL. Professores de Inglês e Espanhol.

Resumo

Este estudo, a priori, baseia-se na tentativa de encontrar nas teorias de aquisição de língua indícios que suportem o ensino de pronúncia. Para tal tarefa, este trabalho, de cunho qualitativo e também bibliográfico, se propõe inicialmente a revisitar dentro do que concerne o percurso de escrita uma síntese histórico-teórica acerca de algumas das principais teorias de aquisição de segunda língua (doravante ASL), em que nos baseamos nos trabalhos de Watson(1924); Skinner (1957); Krashen (1982); Vygotsky (1978) entre outros que corroborem com a temática. Participaram do presente trabalho três professores de Língua (s), sendo dois de Inglês e um de Espanhol, que ministram aulas em um curso de Inglês na cidade de Palmas (TO). Percebemos que os professores de língua(s) na sua prática docente de ensino de línguas e, em especial, no ensino de pronúncia acabaram por basear sua metodologia de ensino sob os moldes das teorias apresentadas de algum modo, muitas vezes explicitamente e outras no que tange nossa análise seus relatos acabaram por mostrar implicitamente indícios das teorias que trouxemos para esta discussão.

Biografia do Autor

Suiane Francisca da Silva, Univerdade Federal do Tocantins

Mestre em Letras (UFT). Professora da rede municipal de Ensino de Palmas – TO. 

Rodrigo Vieira do Nascimento, Universidade Estadual do Tocantins – Unitins

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Docente na Universidade Estadual do Tocantins (Unitins). 

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Publicado
2021-07-16