CESTO LITERÁRIO: UMA PROPOSTA PARA MOTIVAR A LEITURA

Palavras-chave: Texto literário. Práticas leitoras. Produção textual.

Resumo

O artigo em pauta apresenta um relato do projeto ‘Cesto literário: uma proposta para motivar a leitura” desenvolvido no 3° ano do ensino fundamental da Escola Municipal “Ruy Frazão Soares” em Caxias/MA. O referido projeto objetivou elevar o desempenho dos níveis de leitura desses alunos, os quais apresentam dificuldade no que se refere às habilidades linguísticas. No que tange aos aspectos metodológicos, o projeto realizou oficinas na citada Instituição de Ensino, a partir da leitura de textos literários dos mais variados autores da literatura infantil e juvenil. As ações desempenhadas no projeto intencionam, ainda, otimizar as práticas pedagógicas, demonstrando o caráter eficaz da literatura enquanto mediadora do aprendizado. Para tanto, contou-se com o aporte teórico de Rocha (2013,2014); Suassuna (2010), Maia (2020), Resende (1997), Chartier (2008), Baldi (2009), Candido (2004), Solé (1998), entre outros.

Biografia do Autor

Marinalva Aguiar Teixeira Rocha, CESC/UEMA

Doutora em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS); Mestre em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); Professora Adjunta do Departamento de Letras do Centro de Estudos Superiores de Caxias da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). 

Hortência de Rezende Costa, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

Acadêmica do Curso de Letras, Bolsista PIBEX do Centro de Estudos Superiores de Caxias da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). 

Referências

BALDI, Elizabeth. Leitura nas séries iniciais: uma proposta para formação de leitores de literatura. Porto Alegre: Projeto, 2009.
CANDIDO, Antonio. Vários escritos. São Paulo: Duas Cidades, 2004.
CHARTIER, Anne-Marie. Que leitores queremos formar com a literatura infanto-juvenil? In: PAIVA, Aparecida; MARTINS, Aracy; Paulino, Graça; VERSIANE, Zélia (Ogs.). Leituras literárias: discursos transitivos. Belo Horizonte: Autêntica, 2008, p. 128-144.
KOCH, Ingedore; ELIAS, Vanda. Ler e compreender: os sentidos do texto. 2.ed. São Paulo: Contexto, 2008.
MAIA, Joseane. Literatura infanto-juvenil na formação de leitores e professores. Jundiaí (SP): Paco, 2020.
MARTINS, Milena Ribeiro. Três questões sobre formação de leitores: bibliotecas escolares, prática de leitura e fragmentação. Revista de Letras JUÇARA, Caxias-Maranhão, v.03, n.02, p.6–17, Dez. 2019.
RESENDE, Vânia. Vivência de leitura e expressão criadora. São Paulo: Saraiva, 1997.
ROCHA, Marinalva Aguiar Teixeira. Moinho de leitura literária: disseminando a literatura infanto-juvenil no Ensino Fundamental. In: MOTTA, Cláudia Maria Magalhães; CARVALHO, Maria do Socorro (Orgs). O linguístico e o literário: cruzando fronteiras. São Luís: Editora UEMA, 2013.
______, Marinalva Aguiar Teixeira. A expressividade em Ana Maria Machado e José Paulo Paes: uma proposta para motivar a leitura. Curitiba: Appris, 2014.
ROCHA, Marinalva Aguiar Teixeira. FREITAS, Risoleta Viana de. Leitura no sítio: cruzando caminhos entre fantasia e realidade, por meio da leitura literária. Revista de Letras JUÇARA, Caxias – Maranhão, v. 01, n. 02, p. 75 –94, Dez. 2017
SOLÉ, Isabel. Estratégias de Leitura. Trad. Claudia Schilling. 6. ed. Porto Alegre: ArtMed, 1998.
SUASSUNA, Lívia. Ensino de Língua Portuguesa: uma abordagem pragmática. 11. ed. Campinas, SP: Papirus, 2010.
Publicado
2021-01-21
Seção
Relatos de Experiência