EDUCAÇÃO E PANDEMIA: REFLEXOS DO ABISMO DA DESIGUALDADE NO BRASIL
Resumo
O período pandêmico trouxe consigo muitos desafios, e acentuou as assimetrias educacionais, visto que, os docentes e alunos possuem diferentes níveis de capacitação digital e os alunos diferentes condições de acesso as ferramentas tecnológicas. O ensino remoto como estratégia veio ao encontro de promover a continuidade do processo ensino aprendizagem, todavia a necessidade de um planejamento em curto prazo para atender a demanda de continuidade de estudos dos alunos dentro deste novo quadro emergencial, deparou-se com o abismo na consolidação do processo de ensino aprendizagem e a possível evasão escolar. Após um estudo bibliográfico dos levamentos de artigos científicos, este ensaio tem por objetivo refletir sobre o quanto as desigualdades socioeconômicas, são articuladoras para o aumento da desigualdade educacional no contexto atípico de pandemia do Covid 19. E ainda debater sobre a importância da escola pública como um dos instrumentos para minimizar as desigualdades, contribuir para o debate de novas alternativas futuras.
Referências
ANTUNES NETO, Joaquim M. F. Antunes. Sobre ensino, aprendizagem e a sociedade da tecnologia: por que se refletir em tempo de pandemia? Revista Prospectus, v. 2, n. 1, p. 28-38, Ago/Fev, 2020 Disponível em: https://prospectus.fatecitapira.edu.br/index.php/pgt/article/view/32 acesso em 16 de julho de 2020.
ARRUDA, Eucidio Pimenta Arruda. EDUCAÇÃO REMOTA EMERGENCIAL: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19. Em Rede, Revista de educação a distância. v. 7, n. 1, p. 257-275.disponpivel em https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/621. Acesso em 22 de junho de 2020
BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. https://covid.saude.gov.br/ acesso em 28 de julho de 2020
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=145011-pcp005-20&category_slug=marco-2020-pdf&Itemid=30192
CURY, Carlos Roberto Jamil. EDUCAÇÃO ESCOLAR E PANDEMIA. Pedagogia em Ação, Belo Horizonte, v.13, n. 1 (1 sem. 2020) disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/pedagogiacao acesso em 13 de julho de 2020.
DIAS, Rosilâna Aparecida; LEITE, Lígia Silva. Educação a Distância: da legislação ao pedagógico. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2010.
DIAS, Érika; PINTO, Fátima Cunha Ferreira. A Educação e a Covid-19
Ensaio: avaliação e políticas públicas em educação. Educ., Rio de Janeiro, v.28, n.108, p. 545-554, jul./set. 2020. Disponível em https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362020000300545 acesso em 30 de junho de 2020.
FIOCRUZ. Boletim InfoGripe. Disponível em https://portal.fiocruz.br/noticia/dados-do-boletim-infogripe-indicam-segunda-onda-de-srag acesso em 28/07/20.
FIOCRUZ. Monitora Covid-19: nota técnica alerta para risco na volta às aulas. Disponível em https://portal.fiocruz.br/noticia/monitoracovid-19-nota-tecnica-alerta-para-riscos-na-volta-aulas acesso em 28/07/20
FAUSTIN, Lorena Silva e Silva; SILVA, Tulio Faustino Rodrigues Silva. E
Educadores frente à pandemia: dilemas e intervenções alternativas para coordenadores e docentes. BOLETIM DE CONJUNTURA(BOCA). Ano II, vol. 3, n. 7, Boa Vista, 2020. Revista UFRJ. Disponível em: https://revista.ufrr.br/boca/article/view/Faustinoetal acesso em 22 de julho de 2020
MACHADO, Patrícia Lopes Pimenta. Educação em tempos de pandemia: O ensinar através de tecnologias e mídias digitais. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 05, Ed. 06, Vol. 08, pp. 58-68. Junho de 2020. Disponível em https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/tempos-de-pandemia. Acesso em 26 de junho de 2020.
MEDEIROS, Renata Cristina Rocha; CARVALHO, Maria João Cardoso. EDUCAÇÃO BÁSICA EM TEMPOS DE PANDEMIA. Pedagogia em Ação, Belo Horizonte, v.13, n. 1 (1 sem. 2020) disponível em http://periodicos.pucminas.br/index.php/pedagogiacao acesso em 17 de julho de 2020
% dos Estados monitoram acesso ao ensino remoto: resultados mostram “apagão” do ensino público na pandemia. G1. Publicação 06 julho 2020. https://g1.globo.com/educacao/noticia/2020/07/06/60percent-dos-estados-monitoram-acesso-ao-ensino-remoto-resultados-mostram-apagao-do-ensino-publico-na-pandemia.ghtml
PASSOS, Larissa. Aulas a distância da rede pública do DF deixam 120 mil estudantes sem acesso ao conteúdo, diz Sinpro. Distrito Federal, G1. Publicação em 24 de junho de 2020. https://g1.globo.com/df/distrito-federal/noticia/2020/06/24/aulas-a-distancia-na-rede-publica-do-df-deixam-120-mil-estudantes-sem-acesso-ao-conteudo-diz-sinpro.ghtml
OLIVEIRA, Ana Beatriz. EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA: o uso da tecnologia como recurso educacional. Pedagogia em Ação, Belo Horizonte, v.13, n. 1 (1 sem. 2020). Disponível em http://periodicos.pucminas.br/index.php/pedagogiacao acesso em 23 de julho de 2020.
OLIVEIRA, Maria Auxiliadora Monteiro; LISBÔA, Eliene Soares dos Santos
SANTIAGO, Nilza Bernardes. PANDEMIA DO CORONAVÍRUS E SEUS IMPACTOS NA ÁREA EDUCACIONAL. Pedagogia em Ação, Belo Horizonte, v.13, n. 1 (1 sem. 2020). Disponível em http://periodicos.pucminas.br/index.php/pedagogiacao acesso em 23 de julho de 2020
RESENDE, Natália Silva; MELO, Patrícia Eliane. DIÁLOGOS SOBRE A ESCOLA EM CONTEXTO DE PANDEMIA: contribuições do pensamento de Paulo Freire e do Construcionismo Social. Pedagogia em Ação, Belo Horizonte, v. 13, n. 1 (1 sem. 2020). Disponível em http://periodicos.pucminas.br/index.php/pedagogiacao acesso em 23 de julho de 2020.
SANTOS JUNIOR, Verissimo Barros dos; MONTEIRO, Jean Carlos da Silva. E
Educação e Covid-19: as tecnologias digitais mediando a aprendizagem em tempos de pandemia. Revista Encantar - Educação, Cultura e Sociedade - Bom Jesus da Lapa, v. 2, p. 01-15, jan./dez. 2020 disponível em : http://www.revistas.uneb.br/index.php/encantar/article/view/8583 acesso em 26 de julho de 2020.
SENHORAS, Elói Martins. Coronavírus e educação: análise dos impactos assimétricos. BOLETIM DE CONJUNTURA (BOCA), ano II, vol. 2, n. 5, Boa Vista, 2020. Disponível em https://revista.ufrr.br/boca/article/view/Covid-19Educacao acesso em 28 de julho de 2020.
UNESCO. Coalizão global de educação. Disponível em https://pt.unesco.org/covid19/educationresponse/globalcoalition
UNESCO. A comissão futuros da educação da UNESCO apela ao planejamento antecipado contra o aumento das desigualdades após a COVID-19. Publicação em 16 de abril de 2020. https://pt.unesco.org/news/comissao-futuros-da-educacao-da-unesco-apela-ao-planejamento-antecipado-o-aumento-das
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).