PERFIL E PRINCIPAIS QUEIXAS DE PÓS-GRADUANDOS USUÁRIOS DO SERVIÇO DE PSICOLOGIA DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL
Resumo
O objetivo do estudo foi analisar o perfil dos estudantes que procuraram o serviço de psicologia de uma universidade federal e suas principais queixas. Para tal, realizou-se um estudo descritivo, de análise documental, com abordagem quantitativa, com recorte temporal de 2015 a 2018, a partir do banco de dados consolidado no serviço de atendimento psicológico. Os resultados indicaram um aumento no número de atendimentos, com predomínio para estudantes do sexo feminino, na faixa etária de 22 a 30 anos, que cursam Mestrado. As principais queixas se referem à sintomas de ansiedade, problemas acadêmicos, conflitos de relacionamento, desânimo e problemas emocionais. As queixas apresentaram, ainda, uma possível vulnerabilidade psicológica em função das diversas contingências em que estão expostos os estudantes da pós-graduação, sobretudo o cumprimento de demandas e exigências que os cursos impõem.
Referências
AMERICAN PSYCHOLOGICAL ASSOCIATION. Dicionário de Psicologia APA. Porto Alegre: Artmed, 2010.
ARINÕ, D. O.; BARDAGI, M. P. Relação entre fatores acadêmicos e saúde mental de estudantes universitários. Psicologia em Pesquisa, v.12, n.3, p.44-52, 2018. Disponível em: <https://periodicos.ufjf.br/index.php/psicologiaempesquisa/ article/view/23791>. Acesso em: 26 fev. 2020.
BRASIL, LDB. Lei 9394/96 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. 1996. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em: 20 mar. 2020.
BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Superior. Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais: Reuni 2008 – Relatório do Primeiro Ano. 2009. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=2069-reuni-relatorio-pdf&category_slug=dezembro-2009-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 27 fev. 2020.
BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução nº 510, de 7 de abril de 2016. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 24 maio 2016. Seção 1. p. 44-46. Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/cns/2016/res0510_07_04_2016.html> Acesso em: 12 abr. 2020.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR. CAPES. Plataforma Sucupira. 2020. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/envioColeta/dadosFotoEnvioColeta.jsf. Acesso em: 16 abr. 2020.
FARO, A. Estresse e estressores na pós-graduação: estudo com mestrandos e doutorandos no Brasil. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 29, n. 1, p. 51-60, jan./mar. 2013. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722013000100007. Acesso em: 25 fev. 2020.
GEOCAPES. Sistema de informações georreferenciadas da Capes. Brasília, DF: Capes, 2019. Disponível em https://geocapes.capes.gov.br/geocapes/. Acesso em: 25 fev. de 2020
IBM Corp. Released 2013. IBM SPSS Statistics for Windows, Version 22.0. Armonk, NY: IBM Corp.
MATTA, A. H. A.; CÂMARA, V. M. S.; BONADIMAN, H. L. Análise do mal-estar do estudante universitário na perspectiva do perfil da clientela e das queixas acolhidas no atendimento psicológico de uma universidade federal. Revista Humanidades e Inovação, v.6, n.8, p.48-58, 2019. Disponibilidade em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/1249/979. Acesso em: 26 fev. 2020.
PATRUS, Roberto; DANTAS, Douglas Cabral; SHIGAKI, Helena Belintani. O produtivismo acadêmico e seus impactos na pós-graduação stricto sensu: uma ameaça à solidariedade entre pares?. Cad. EBAPE.BR, Rio de Janeiro , v. 13, n. 1, p. 1-18, Mar. 2015. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512015000100002&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 07 Ago. de 2020
POUPART, Jean et Al. A pesquisa qualitativa. Enfoques epistemológicos e metodológicos / tradução de Ana Cristina Nasser – Petrópolis, RJ: Vozes, 2008. – (Coleção Sociologia)
UFVJM. Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. UFVJM em números. 2019. Disponível em: http://www.ufvjm.edu.br/index.php?option=com_ docman&task=doc_download&gid=8152&Itemid=1031. Acesso em: 14 abr. 2020.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).