O PROEJA E A REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA: O CASO DO IFNMG
Resumo
Este estudo de caso toma por objeto os programas de EJA do IFNMG, presente em uma região com registros históricos de baixa alfabetização. Os dados analisados envolvem, principalmente: a legislação concernente à oferta de EJA e a que embasa a atuação dos Institutos Federais; informações publicizadas no portal do IFNMG; a posição de pesquisadores brasileiros acerca das características da EJA e das função dos Institutos Federais na educação brasileira; e observações realizadas pelos pesquisadores. Os dados indicam uma oferta paupérrima de cursos na modalidade EJA, tanto em termos quantitativos quanto qualitativos, principalmente devido à baixa procura da comunidade, e ainda mostram que essa baixa demanda se dá, especialmente, por questões infraestruturais. Os resultados, porém, não apontam para um deserto: ainda que os problemas que afetam a proposição de cursos na modalidade EJA pelo IFNMG tenham relação direta com problemas comuns à sociedade brasileira, é possível contorná-los para efetivar tal oferta.
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