EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E ESCOLA BÁSICA: PRODUÇÕES EM TESES, DISSERTAÇÕES E ARTIGOS (2014-2018)

Palavras-chave: Estado da Arte. Escola Básica. Educação para a Relações Étnico-Raciais. Produções Acadêmicas. Lei N. 10.639/2003.

Resumo

O presente texto objetiva refletir sobre a produção acadêmica de dezessete teses, vinte e seis dissertações e vinte e cinco artigos qualificados entre A1 e B5 com abordagem vinculada a Educação para as Relações Étnico-Raciais. Utilizamos como suporte metodológico as orientações conceituais de Marli André (2009), no que toca ao “Estado da Arte” e Laurence Bardin (2016) para a análise de conteúdo. Dentre as conclusões, ressaltamos a ampliação de produção de teses na Região norte do Brasil, sobre esta temática no período estudado, na relação com às demais regiões. Além deste aspecto, fazemos eco à literatura especializada em relação à “imperiosidade” no que tange a urgência da ampliação de discussões sobre o que tem sido produzido no campo da temática para o fortalecimento de uma educação aberta ao diálogo com a diversidade, sobretudo no contexto político e educacional atual.

Biografia do Autor

Wilma de Nazaré Baía Coelho, UFPA

Doutora em Educação e professora da UFPA. Integra o corpo docente da Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB), do Programa em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM) e do Doutorado em Rede Educação na Amazônia (EDUCANORTE). Vice-Coordenadora do EDUCANORTE.

Waldemar Borges de Oliveira Júnior, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

Possui Graduação em Licenciatura em Ciências Naturais pela Universidade Federal do Pará (UFPA/2015), Especialização em Relações Étnico-raciais para o Ensino Fundamental (UFPA/2016) e Mestrado em Docência em Educação em Ciências e Matemática (PPGDOC/IEMCI/UFPA/2018). Atualmente é Doutorando em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM/IEMCI/UFPA). É integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais (Núcleo GERA-NEAB/UFPA) e membro da Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC). Atua como professor externo da Faculdade de Ciências Naturais (UFPA/Campus Universitário Tocantins-Cametá). Foi Coordenador Local do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR/UFPA/Campus Tocantins-Cametá). Têm experiência na área de Educação com ênfase nos seguintes temas: Formação de Professores; Processo de Ensino e Aprendizagem e Relações Étnico-Raciais.

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SOUSA, Luana Mateus de. et al Gestão escolar e ações afirmativas: ensino de história e cultura afro-brasileira e africana em uma escola pública de Redenção-CE. Revista expressão católica; v. 6, n. 2, p. 56-62, jul. – dez., 2017. Disponibilidade em: http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/2125. Acesso em: 03 abr. 2019.

SULEIMAN, Bianca Barbosa. Psicologia e ensino das relações étnico-raciais: uma experiência na formação de professores. Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional. Maringá, v. 18, n. 2, p. 369-372, Maio - Ago. 2014. Disponibilidade em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-85572014000200369&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 03 abr. 2019.

Dissertações e Teses analisadas

ARAÚJO, Clébio Correia de. A Lei nº 10.639/2003 e suas Diretrizes Curriculares: avanços e limites para uma educação das relações étnico-raciais transcultural. 2017. 221f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Alagoas, Maceió, 2017.

ARAÚJO FILHO, Ivo Teixeira de. Pluralidade Cultural: visibilidades e silenciamentos discursivos nas relações étnico-raciais no cotidiano escolar da EJA. 2016. 90f Dissertação (Mestrado em Letras) - Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal do Paraíba, João Pessoa, 2016.

ARRUDA, Rosana Fátima de. Motivação e educação para as relações étnico-raciais: paradigmas e desafios em uma escola de Cuiabá-MT. 2014. 101f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Mato Grosso, Cuiabá, 2014.

BATISTA, Ana Carolina Mota da Costa. Relações étnico-raciais na voz do professor: os debates curriculares no contexto quilombola. 2016. 104f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.

BINS, Gabriela Nobre. Mojuodara: a educação física e as relações étnico-raciais na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre. 2014. 187f. Dissertação (Mestrado em Ciências do Movimento Humano) - Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.

BISPO, Agnes Gardênia Passos. Contextualização, escola quilombola, relações étnico-raciais: aproximações e distanciamentos no livro didático de ciências. 2018. 121f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemáticas) - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticas, Universidade Federal de Sergipe, Aracajú, 2018.

BORGES, Jorgeval Andrade. A vez da África? O ensino da história africana em escolas públicas da Bahia. 2014. 120f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2014.

BRITO, Maria Camila de Lima. A educação das relações étnico-raciais: olhares na formação docente em ensino de ciências/química. 2017. 113f. Dissertação

(Mestrado em Ensino de Ciências e Matemáticas) - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2017.

BRITO, Nicelma Josenila Costa de. Formação de professores e Relações Étnico-Raciais: estudo sobre as produções científicas do período de 2003-2013. 2018. 237f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018.

CARVALHO, Josédla Fraga Costa. A oportunidade da cor: judicialização das cotas sociais raciais da UFMA. 2016. 215f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Universidade Federal do Maranhão, São Luiz, 2016.

CONCEIÇÃO, Marcela Silva da. Um estudo sobre o estado do conhecimento no tocante à implementação da lei n. 10.639/2003 na educação básica (2009-2016). 2018. 168f. Dissertação (Mestrado em Currículo e Gestão da Escola Básica) - Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Educação Básica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018.

CRUZ, Ailton Machado da. História e cultura afro-brasileira: uma análise da implementação da lei 10.639/03 no Colégio Cataratas do Iguaçu. 2017. 100f. Dissertação (Mestrado Interdisciplinar em Estudos Latino-americanos) - Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos Latino-americanos, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Foz do Iguaçu, 2017.

DANTAS, Marco Aurélio Acioli. Gestão escolar e educação para as relações étnico-raciais na comunidade quilombola de Castainho. 2015. 216f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2015.

FERNANDES, Semíramis de Medeiros. Formação continuada de professores/as a partir da lei nº 10.639/2003: as relações étnico-raciais e o ensino de artes visuais. 2018. 135f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Universidade de Brasília, Brasília, 2018.

FERRAZ, Bruna Rocha. EJA e educação para as relações étnico-raciais: uma Proposta de Pesquisa-Ação em uma escola do Guará/Distrito Federal. 2016. 128f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de Brasília, Brasília, 2016.

FERREIRA, Heridan de Jesus Guterres Pavão. Preconceito em rede: educação para as relações étnico-raciais a partir do discurso dos usuários da internet. 2016. 121f. Tese (Doutorado em Informática na Educação) - Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre,2016.

FERREIRA, Joseildo Cavalcanti. Educação das relações étnico-raciais e sentidos construídos na prática docente dos professores dos anos finais do ensino fundamental. 2015. 129f. Dissertação (Mestrado em Educação Contemporânea) - Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2015.

FONTOURA, Maria Conceição Lopes. Invasão / ocupação da UFRGS: diálogo com docentes de cursos de licenciaturas sobre Programa de Ações Afirmativas e Educação das Relações Étnico-Raciais - ERER. 2017. 281f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2017.

FRANÇA, Ana Carolina Araújo de. As Relações Raciais: uma avaliação da efetividade do Programa Nacional do Livro Didático - PNLD 2015. 2017. 147f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.

FREITAS, Priscila Cristina. A educação das relações étnico-raciais na educação infantil: entre normativas e projetos políticos pedagógicos. 2016. 204f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2016.

GALVÃO, Cássia Rosicler. A diversidade na primeira infância: relações étnico-raciais em um Centro de Educação Infantil da Cidade de São Paulo (2015-2017). Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Pontifícia Universidade Católica-SP, São Paulo, 2018.

GONÇALVES, Carmen Regina Teixeira. A diversidade étnico-racial em escolas privadas confessionais: a propósito da lei nº 10.639/03. 2014. 259f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2014.

LEITE, Tânia Regina Miranda. O ensino de história da África e da cultura Afro-brasileira; Saberes e Práticas de Docentes do Ensino Fundamental – Riacho de Santo Antônio – PB. 2017, 144f. Dissertação (Mestrado em Formação de Professores) - Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores, Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.

LOPES, Sawana Araújo. Relações étnico-raciais nas Políticas educacionais e nos Projetos Políticos Pedagógicos: desafios. 2016. 127f. Dissertação (Mestrado em Informática na Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2016.

MACHADO, Adilbênia Freire. Ancestralidade e encantamento como inspirações formativas: filosofia africana mediando a história e cultura africana e afro-brasileira. 2014. 240f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2014.

MARTINS, Telma Cezar da Silva. O branqueamento no cotidiano escolar: práticas pedagógicas nos espaços da creche. 2017. 292f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2017.

MARTINHAGO, Daiane Barreto. As representações do negro na literatura infantil: algumas leituras do acervo do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) do ano de 2013. 2016. 126f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade do Extremo Sul Catarinense, Criciúma, 2016.

MEDEIROS, Priscila Martins. O descentramento e a desracialização do nacional: estado, relações étnico-raciais e ações afirmativas no Brasil. 2014. 233f. Tese (Doutorado em Sociologia) - Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2014.

MONTEMEZZO, Laura Ferrari. Um galho na árvore da música negra: movimento hip hop e rap no ensino de história e nas relações étnico-raciais da educação básica. 2017. 122f. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) - Programa de Pós-Graduação em Ensino de História, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2017.

MOREIRA, Maria Aparecida Rita. A educação para as relações étnico-raciais e o ensino de literatura no ensino médio: diálogos e silêncios. 2014. 228f. Tese (Doutorado em Teoria Literária) - Programa de Pós-Graduação em Literatura, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2014.

NASCIMENTO, Juciene Silva de Sousa. Ações para implementação da lei 10.639/03: a (des)consideração da identidade híbrida do negro contemporâneo. 2017, 281. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2017.

NASCIMENTO JUNIOR, Raimundo Nonato. Educação e diversidade étnico racial. 2018. 148f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2018.

PADINHA, Maria do Socorro Ribeiro Padinha. Relações Raciais: a pesquisa na Pós-Graduação em Educação no Brasil (2005 - 2010). 2014. 353f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2014.

PAULO, Carlos Alberto Santos. As respostas do estado às demandas sociais e étnico-raciais: particularidades no Brasil entre 2003 e 2013. 2015. 166 f. Tese (Doutorado em Política Social) - Programa de Pós-Graduação em Política Social, Universidade de Brasília, Brasília, 2015.

RAMOS, Adjane dos Santos. As relações étnico-raciais no cotidiano escolar: reflexões a partir de uma escola pública estadual de Maceió. 2016. 119f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2016.

RANGEL, Gleisiele Saraiva. No movimento do Jongo: a educação física e as relações étnico-raciais na escola. 2017. 221f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica, Centro Universitário Norte do Espírito Santo, Universidade Federal do Espírito Santo, São Mateus, 2017.

RIBEIRO, Cândida Cespedes. Gestão Pública e política curricular: a materialidade da educação das relações étnico-raciais na educação básica do estado de Mato Grosso. 2016. 186 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Mato Grosso, Cuiabá, 2016.

RIBEIRO, Estela. Projeto Consciência Negra - relações e posicionamentos de estudantes de uma escola de Guarulhos: 2009 a 2015. 2016. 136f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.

SANTOS, Antônio Luís Parlandin dos. Representações sociais de professores do ensino fundamental sobre educação étnico-racial e as implicações em sua prática pedagógica: por uma pedagogia decolonial e intercultural. 2018. 283f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018.

SANTOS, Mirian Cristina dos. Intelectuais Negras: prosa negro-brasileira contemporânea. 2018. 128f. Tese (Doutorado em Letras) - Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2018.

SANTOS, Raquel Amorim dos. Ciclo de política curricular do estado do Pará (2008-2012): a enunciação discursiva sobre relações “raciais”. 2014. 272f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2014.

SANTOS, Sérgio Pereira dos. Os ‘intrusos’ e os ‘outros’ quebrando o aquário e mudando os horizontes”: as relações de raça e classe na implementação das cotas sociais no processo seletivo para cursos de graduação da UFES - 2006-2012. 2014. 390f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2014.

SILVA, Claudilene Maria da. Práticas pedagógicas de valorização da identidade, da memória e da cultura negras: a volta inversa na árvore do esquecimento e nas práticas de branqueamento. 2016. 236f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2016.

SILVA, Regina Maria da. A educação das relações étnico-raciais nos cadernos didáticos “Formadores do saber” (2011-2012): análise da experiência da rede municipal de Santo André. 2014, 182f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.

SILVA, Rosângela Maria de Nazaré Barbosa. As estratégias discursivas sobre políticas educacionais da ditadura militar: o caso da Revista de Cultura do Pará. 2014. 254f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2014.

THIJM, Franklin Eduard Auad Thijm. O que dizem teses e dissertações sobre relações raciais em educação (2004-2013). 2014. 161f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2014.

Publicado
2020-09-14
Seção
Artigos