AS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO NA ERA DOS EXTREMOS: CENÁRIOS E DESAFIOS NA PÓS-MODERNIDADE
Resumo
Este artigo tem por objetivo compreender os elementos significativos que constituem a era dos extremos nas políticas de educação diante do cenário pandêmico social atual. No presente estudo, utiliza-se da metodologia de pesquisa bibliográfica e histórico crítico para compreensão das políticas públicas em educação que convencionou-se chamar de era dos extremos no contexto da pós-modernidade diante dos diversos problemas do indivíduo no século XXI com o agravamento da crise da pandemia causada pela COVID-19. A pergunta norteadora deste estudo consiste em responder a seguinte indagação: Para onde vão as políticas públicas de educação no contexto da pós-modernidade agravada pela crise do novo Coronavírus? Identificamos o itinerário traçado para o cumprimento no sentido filosófico de pós-modernidade, a partir das perspectivas de Lyotard e na compreensão da definição de Era dos Extremos de Eric Hobsbawm. Das implicações sobre as políticas de educação na Era dos Extremos e Pós-Modernidade, entendemos que refletem sobre o agravamento da falta de políticas públicas efetivas no combate do novo Coronavírus. Considerou-se as possibilidades de uma nova Paideia com reflexões nos aportes do pensamento de Milton Santos.
Referências
BAUDRILLARD, Jean. Simulacros e simulação. Lisboa: Relógio D'Agua, 1991.
BENDER, Lisa. Principais Mensagens e Ações para a Prevenção do Coronavírus (COVID-19) em Escolas. Brasília: UNICEF, março 2020. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/media/7386/file. Acesso em: 04 jun. 2020.
BRASIL. Congresso Nacional. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 5 out. 1988. Brasília: Senado Federal, Subsecretaria de Edição Técnica, 2006.
BRASIL. Congresso Nacional. Projeto de Lei no 2.401, de 17 de abril de 2019. Dispõe sobre o exercício do direito à educação domiciliar, altera a Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990 - Estatuto da Criança e do Adolescente, e a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em:
https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=2198615. Acesso em: 2 abr. 2019.
BRASIL. Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária. Resolução nº 14, de 11 de novembro de 1994. Ficam estabelecidas as regras mínimas para o tratamento do preso no Brasil, na forma do texto aprovado, por unanimidade, pelo Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária, na Reunião Ordinária de 17 de outubro de 1994. Disponível em: http://depen.gov.br/DEPEN/depen/cnpcp/resolucoes/1994/resolucaono14de11denovembrode1994.pdf Acesso em: 29 jun. 2020
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP Nº 5/2020. Aprovado em: 28 abr. 2020. Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 1 jun. 2020e. Disponível em: https://t6b6g4f6.stackpathcdn.com/wp-content/uploads/2020/05/Parecer-CNE-CP_5_2020-1.pdf-HOMOLOGADO.pdf Acesso em: 29 jun 2020
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria Normativa nº 2.117, de 6 de dezembro de 2019. Dispõe sobre a oferta de carga horária na modalidade de Ensino a Distância - EaD em cursos de graduação presenciais ofertados por Instituições de Educação Superior - IES pertencentes ao Sistema Federal de Ensino. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 11 dez. 2019. Disponível em: http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-2.117-de-6-de-dezembro-de-2019-232670913 Acesso em: 29 jun. 2020.
BRASIL. Ministério da Saúde. O que é COVID-19. Brasília, DF. 2020a. Disponível em https://coronavirus.saude.gov.br/sobre-a-doenca#o-que-e-covid. Acesso em: 29 jun. 2020.
BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria nº 188, de 3 de fevereiro 2020. Declara Emergência em Saúde Pública de importância Nacional (ESPIN) em decorrência da Infecção Humana pelo novo Coronavírus (2019-nCoV). Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 4 fev. 2020b. Disponível em: http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-188-de-3-de-fevereiro-de-2020 241408388 Acesso em: 29 jun. 2020
BRASIL. Presidência da República. Lei n. 12.965, de 23 de abril de 2014. Estabelece princípios, garantias, direitos e deveres para o uso da Internet no Brasil. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 24.abr. 2014. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l12965.htm Acesso em: 29 jun. 2020.
BRASIL. Presidência da República. Decreto nº 9.057, de 25 de maio de 2017. Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 26. maio 2017 e retificado em 30 maio.2017. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/decreto/d9057.htm Acesso em: 29 jun. 2020.
BRASIL. Presidência da República. Lei nº 13.979, DE 6 de fevereiro de 2020. Dispõe sobre as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do Coronavírus responsável pelo surto de 2019. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 7 fev. 2020c. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2020/lei/l13979.htm Acesso em: 29 jun. 2020.
BRASIL. Presidência da República. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 23 dez. 1996.
Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 4 jun. 2020
BRASIL. Presidência da República. Lei nº 7.210, DE 11 de julho de 1984. Institui a Lei de Execução Penal. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 13 jul. 1984. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l7210.htm Acesso em: 29 jun. 2020.
BRASIL. Presidência da República. Medida Provisória nº 934 de 1o de abril de 2020. Estabelece normas excepcionais sobre o ano letivo da educação básica e do ensino superior decorrentes das medidas para enfrentamento da situação de emergência de saúde pública de que trata a Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil. Poder Executivo, Brasília, DF, 1 abr.2020, Edição extra – A. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2019-2022/2020/Mpv/mpv934.htm Acesso em: 4 jun. 2020.
HOBSBAWM, E. J. Era dos extremos: o breve século XX: 1914-1991. 2. ed. São Paulo, SP: Companhia das Letras, 1995.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas. PNAD. Pesquisa Nacional por Amostragem Domiciliar. Em um ano pobreza aumenta e atinge 54,8 milhões de pessoas IBGE, PNAD, Rio de Janeiro, 2016. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/bibliotecacatalogo?view=detalhes&id=2101388. Acesso em: 29 jun. 2020.
KOSIK, Karel. Dialética do concreto; trad. Célia Neves e Alderico Toríbio, 2. ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1976.
LYOTARD, Jean François. A condição pós-moderna. 12. ed. Rio de Janeiro: J. Olympio, 2009.
MARQUES, Walter Ernesto Ude. Infância (pre)ocupada: trabalho infantil, família e identidade. Brasília: Editora Plano, 2001.
OPAS -Organização Pan-Americana da Saúde; OMS-Organização Mundial da Saúde.
COVID-19 (doença causada pelo novo coronavírus): principais informações. Brasília: OPAS/BRASIL; OMS, 2020d. Disponível em: https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=6101:covid19&Itemid=875 Acesso em: 29 jun. 2020.
PALHARES, Isabela. Na periferia, faltam internet, computador e até mesmo papel e lápis para aulas a distância. Folha de São Paulo,8 maio, 2020. Disponível em:
https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2020/05/na-periferia-faltam-internet-computador-e-ate-mesmo-papel-e-lapis-para-aulas-a-distancia.shtml. Acesso em: 8 maio 2020.
SANTIAGO, Emerson. Conceito de Paideia. Disponível em: https://www.infoescola.com/educacao/paideia/ Acesso em: 18 jul 2020.
SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. 19. ed. Rio de Janeiro: Record, 2000.TODOROV, Tzvetan. A conquista da América: a questão do outro. Tradução de Beatriz Perrone- Moisés. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
WHO. World Health Organization. Coronavirus disease (COVID-19): Situation Report– 161. Brasília, DF, 2020. Disponível em: https://www.who.int/docs/default-source/coronaviruse/situation-reports/20200629-covid-19-sitrep-161.pdf?sfvrsn=74fde64e_2. Acesso em: 29 jun. 2020
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).