A RELEVÂNCIA DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO FÍSICO INFANTIL NA PRIMEIRA FASE DO ENSINO FUNDAMENTAL

  • Eduardo Gonçalves Barreira Universidade Estadual do Tocantins - Unitins
Palavras-chave: Educação Física. Escola. Ensino Fundamental.

Resumo

O presente estudo tem por finalidade levantar um aparato bibliográfico com os principais aspectos presentes na contribuição da Educação Física na formação das crianças na primeira fase do ensino fundamental focando o professor como o papel atuante para tal formação. É primordial que seja identificado nas escolas como estão sendo inseridas as aulas de educação física nas diferentes fases e como o profissional tem buscado oferecer atividades que visem o desenvolvimento psicomotor da criança, principalmente na primeira fase do ensino fundamental, num todo. Tal fase é crucial nesse período de desenvolvimento da criança, o foco em atividades manipulatórias é de extrema importância a fim de propor para a criança o aprendizado e desenvolvimento. Nessa fase, a criança dá início ao desenvolvimento psíquico de maneira organizada, começa a entender o mundo e se relacionar com ele e grande parte desse tempo ela estará inserida no ambiente escolar, por isso tal mediação desse conhecimento deve ser vista, planejada e executada por um profissional capacitado e habilitado.

Biografia do Autor

Eduardo Gonçalves Barreira, Universidade Estadual do Tocantins - Unitins

Professor de Educação Física da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins).

Referências

ABRANTES, A. A. A educação escolar e a promoção do desenvolvimento do pensamento: a mediação da literatura infantil. 2011. 249 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2011.

BARBOSA, C. L. de A. Educação física escolar: representações sociais. Rio de Janeiro/ RJ, Ed. Shape, 2001.

BORSARI, J. R. (Coord.). Educação Física da Pré-escola à Universidade: planejamento, programas e conteúdos. São Paulo: EPU, 1980.

BRACHT, V. Corporeidade, cultura corporal, cultura de movimento ou cultura corporal de movimento? In: NÓBREGA, T. P. (Org.). Epistemologia, Saberes e Práticas da Educação Física. João Pessoa: Editora Universitária/UFPB, 2006. p. 97-105.

CAPARROZ, F. E. Entre a Educação Física na Escola e a Educação Física da Escola. 3. ed. Campinas: Autores Associados, 2007.

COLÉGIO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE (Org.). educação física escolar frente à LDB e aos PCNs: profissionais analisam renovações, modismos e interesses. Ijuí: Sedigraf, 1997.

DUARTE, Bruna da Silva; BATISTA, Cleide Vitor Mussini. XVI Semana da Educação e VI Simpósio de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação - "Desafios atuais para a Educação". Londrina – Paraná, 2015. Disponível em: http://www.uel.br/eventos/semanaeducacao/pages/arquivos/ANAIS/ARTIGO/SABERES%20E%20PRATICAS/DESENVOLVIMENTO%20INFANTIL.pdf. Acesso em: 15 de jan. de 2020.

ELKONIN, Daniil Borissowitsch. Psicologia do jogo. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

FREITAS, J. L. de. Capoeira Infantil: a arte de brincar com o próprio corpo. Curitiba / PR, Ed. Progressiva, 2007- Vl. 2.

KRAMER, S. A política da pré-escola no Brasil: a arte do disfarce. São Paulo: Cortez, 1992.

MARTINS, Lígia Márcia. O Ensino e o Desenvolvimento da Criança de Zero a Três Anos. In: ARCE, Alessandra; MARTINS, Lígia Márcia (Orgs). Ensinando aos pequenos de zero a três anos. Campinas – SP: Editora Alínea, 2009, p. 93 a 121.

MOYLES, Janet R. Só brincar? O papel do brincar na Educação Infantil. Trad. Maria Adriana Veronese. Porto Alegre: Artmed Editora, 2002, p. 31-45.

PIAGET, J. O Juízo Moral da Criança. São Paulo: Summus, 1994.

PIAGET, Jean. O Nascimento da Inteligência na Criança.Coleção: Plural, n.° 10,1971, Delachaux & Niestlé S.A.

VIGOTSKI, Lev Semenovich. A Formação Social da Mente: O Desenvolvimento dos Processos Psicológicos Superiores. Trad. José Cipolla Neto, Luís Silveira Menna Barreto, Solange Castro Afeche. 6ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

WELLS, William D. Children as consumers, In: NEWMAR, J. W. On Knowing the consumer. New York: John Wiley& Sons, p.139, 1966.

Publicado
2020-10-07
Seção
Artigos