INDICADORES DE QUALIDADE NO ENSINO SUPERIOR, NA MODALIDADE A DISTÂNCIA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA ATUALIZADA

Palavras-chave: Indicadores de qualidade. Educação a distância. Qualidade do ensino superior.

Resumo

Este artigo apresenta uma revisão bibliográfica sobre indicadores de qualidade no ensino superior, na modalidade a distância. Para isso, realiza-se uma breve caracterização da modalidade de educação a distância e de indicadores de qualidade. Conceitua-se o uso de indicadores na educação, mais especificamente na modalidade a distância. A metodologia utilizada é a de revisão bibliográfica narrativa de documentos publicados nos últimos oito anos. Realizou-se uma análise qualitativa dos resultados obtidos em publicações coletadas em quatro categorias: Artigos Científicos, Documentos Governamentais, Instrumentos Avaliativos e Censos Educacionais, todas apresentando um vasto espectro de indicadores, tanto aqueles utilizados atualmente, quanto diversas propostas de indicadores de qualidade encontrados na literatura.

Biografia do Autor

João Leopoldo Jacomel Neto, Unicarioca

Mestre em Novas Tecnologias Digitais na Educação, Unicarioca. 

Victor Gonçalves Gloria Freitas , COPPE/UFRJ

Doutor em Engenharia Nuclear pela COPPE/UFRJ. Unicarioca. 

Thalita Rocha, Unicarioca

Mestre em Novas Tecnologias Digitais na Educação, Unicarioca. 

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Publicado
2021-08-26
Seção
FLUXO CONTÍNUO - Artigos