MOTIVAÇÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO MÉDIO DA CIDADE DE HUMAITÁ – AMAZONAS

Palavras-chave: Adolescência. Educação Física Escolar. Motivação.

Resumo

A motivação é um fenômeno psicológico que afeta o comportamento em todas as esferas da ação humana. O domínio sobre suas características pode ser um forte elemento de apoio ao processo de ensino e aprendizagem no campo da educação escolar. Este trabalho realizado no âmbito do PPGECH/UFAM, teve como objetivo explicitar as diferenças de grupo na quali­dade da motivação intrínseca e extrínseca demonstrados nas aulas de Educação Física pelos estudantes do Ensino Médio de escolas da rede pública estadual, Humaitá, Amazonas. Tratou-se de uma pesquisa de natureza mista, com objetivos descritivos, envolvendo a pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. A amostra não probabilística por conveniência foi composta por 300 estudantes. Os instrumentos utilizados foram o questionário de motivação intrínseca e extrínseca em aulas de Educação Física, proposto por Kobal (1996). Os dados foram coletados e tratados com apoio de programa estatístico e analisados com base na análise de conteúdos. Os resultados mostraram diferenças significativas entre os sexos nas questões do questionário de motivo participação, gosto e não gosto, explicitando meninas mais motivadas intrinsecamente e extrinsecamente às aulas de Educação Física. Portanto, a motivação, é um fator primordial para o sucesso dos objetivos das aulas de Educação Física no Ensino Médio.

Biografia do Autor

Adriana Lúcia Leal da Silva, Universidade Federal do Amazonas

Mestra em Ensino de Ciências e Humanidades. Universidade Federal do Amazonas – UFAM/IEAA. 

Suely Aparecida do Nascimento Mascarenhas, Universidade Federal do Amazonas – UFAM/IEAA

Doutora em Diagnóstico e Avaliação Educativa-psicopedagogia pela Universidade da Coruña. Universidade Federal do Amazonas – UFAM/IEAA. 

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Publicado
2021-08-27