LÍNGUA COMO ACOLHIMENTO E CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA

Palavras-chave: Direitos Humanos. Migrantes. Refugiados. Identidade.

Resumo

O número de migrantes, por diversos motivos, tem crescido a cada ano, o que tem motivado esforços no sentido de assegurar-lhes seus direitos.  Sua participação ativa na sociedade e a liberdade de expressão estão previstas na Declaração Universal dos Direitos Humanos, com garantias de direitos e deveres. Isso, contudo, nem sempre se concretiza. Nesse sentido, este estudo pretende discutir, a partir de vivências em um projeto de extensão universitária - “O mundo em Novo Hamburgo: refugiados e migrantes – uma questão de direitos humanos” -, a importância da língua como instrumento de acolhimento e construção identitária. Uma análise preliminar mostrou que as atividades, realizadas em um contexto multicultural e multilíngue de ensinoaprendizagem, promoveram o acolhimento e a inserção social dos sujeitos beneficiados e contribuíram não só com a aprendizagem do português, mas com a construção da identidade nesse novo lugar, na busca por uma sociedade mais equânime e empática.

Biografia do Autor

Lovani Volmer, Universidade Feevale

Doutora em Letras, Universidade Feevale.

Pietra Da Ros

Acadêmica de Letras, Universidade Feevale

Referências

BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Trad. Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira. São Paulo: HUCITEC, 1999.

______ . Estética da criação verbal. 4. ed. Trad. P. Bezerra. S ̃ao Paulo: Martins Fontes, 2003.

BUORS, P.; LENTZ, F. Les littéracies multiples: un cadre de référence pour penser l’intervention pédagogique en milieu francophone minoritaire. Cahiers Franco-Canadiens de l’Ouest, vol. 21, n. 1-2, p. 127-150. Presses Universitaires de Saint Boniface, 2009.

COGO, D.; BADET, M. Guia das Migrações Transnacionais e Diversidade Cultural para Comunicadores – Migrantes no Brasil. Bellaterra: InCom-UAB/IHU, 2013.

FARENA, M.N.F.C. Algumas notas sobre direitos humanos e migrantes. Jura Gentium: Rivista di filosofia del diritto internazionale e del la politica globale, ISSN 1826-8269, 2008. Disponível em: https://www.juragentium.org/topics/migrant/pt/ferretti.htm. Acesso em: 20 maio 2020.

ONU – Organização das Nações Unidas. Declaração Universal dos Direitos Humanos. Assembleia Geral das Nações Unidas em Paris. 10 dez. 1948. Disponível em: http://www.dudh.org.br/wpcontent/uploads/2014/12/dudh.pdf. Acesso em: 20 jun. 2020.

Publicado
2020-11-24
Seção
Artigos