FORTALECIMENTO DA AGRICULTURA FAMILIAR DE BURITICUPU-MA ATRAVÉS DO PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR (PNAE)

Palavras-chave: Agricultura Familiar. PNAE. Buriticupu-MA.

Resumo

Historicamente, trabalhadores camponeses brasileiros foram colocados à margem das agendas governamentais e como consequência passaram a enfrentar grandes dificuldades para a manutenção de suas propriedades rurais, ocasionando um ciclo de êxodo rural, agravamento das desigualdades socioeconômicas e insegurança alimentar. A partir dos anos 1990 o Brasil começou a reconhecer a importância da agricultura familiar, tanto no cunho social como no econômico. Nesse período foram criados programas que ainda auxiliam camponeses em suas produções, como o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF) e outros que apoiam a comercialização desses produtos, como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que deve garantir a compra de 30% de produtos da merenda escolar oriundos da agricultura familiar. O presente artigo tem por objetivo avaliar de acordo com dados governamentais, a importância do PNAE para o município de Buriticupu-MA, onde cerca de 43% da população se encontra no campo, uma grande parcela concentrada em 17 projetos de reforma agrária (assentamentos). Verificou-se a importância do PNAE para os agricultores locais, atendendo diretamente mais de 1500 pessoas. Destaca-se ainda o apoio do poder público local na orientação de agricultores para que participem dos processos de aquisição dos produtos realizados pela Secretaria Municipal de Educação.

Biografia do Autor

Hugo Barros da Silva, Instituto Federal do Maranhão (IFMA)

Mestre em Planejamento e Desenvolvimento Regional (UNITAU-SP). Especialização em Gestão Estratégica(2015 - 2016). Especialização em Gestão Pública(2016 - 2017). Graduação em Curso Superior de Tecnologia em Marketing ( 2013 - 2015). Graduação em Administração pela Faculdade Serra da Mesa - FASEM (2014 - 2017). Professor de Administração no Instituto Federal do Maranhão Campus Buriticupu. 

Monica Franchi Carniello, Universidade de Taubaté (UNITAU)

Pós-doutorado pela Universidade Metodista (2010). Pós-doutorado pela Universidade do Minho - Portugal (2015). Doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005). Mestrado em Comunicação e Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2000). Atualmente é professora assistente doutora da Universidade de Taubaté, onde atua no Departamento de Comunicação Social, no Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento Regional e no Mestrado Acadêmico em Planejamento e Desenvolvimento Regional e da Faculdade de Tecnologia de Pindamonhangaba (FATEC). 

 

Sancley Estany da Silva Lima, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

Mestrando em Desenvolvimento Socioespacial e Regional  PPDSR (UEMA). Especialista em Economia e Finanças  pela Faculdade IBRA.  Bacharel em Administração pela Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL). 

 

Matheus de Sousa Melo, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL)

Bacharel em Administração Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL). Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Estado, Politicas Públicas Educacionais e Democracia ´(NEPED). 

 

 

Referências

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Publicado
2021-12-16
Seção
Artigos