METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO EM ENFERMAGEM NO BRASIL: UMA REVISÃO NARRATIVA DA LITERATURA

Palavras-chave: Metodologias Ativas. Ensino-Aprendizagem. Enfermagem.

Resumo

Este artigo tem como objetivo identificar as metodologias ativas utilizadas em cursos de graduação de enfermagem no Brasil. Trata-se de uma revisão narrativa da literatura. Cujo levantamento dos artigos científicos foi realizado a partir da busca eletrônica na Biblioteca Virtual da Saúde (BVS), publicados entre os anos de 2010 a 2020. De acordo com o resultado encontrado, pode-se observar que a metodologia lúdica foi a mais utilizada entre as metodologias ativas aplicadas pelos docentes do curso de enfermagem, bem como, foram constatadas também outras metodologias ativas especificamente: metodologia da problematização, metodologia utilizando tecnologias digitais, metodologia dialógica, portfólios, estudo de caso e caso clínico. O resultado desse estudo possibilitou identificar a pluralidade das metodologias ativas no curso de enfermagem. Este estudo, ainda, viabiliza incentivar docentes para a prática de metodologias ativas no ensino, possibilitando favorecer o processo de aprendizagem e o reconhecimento do professor como agente transformador através da educação.

Biografia do Autor

Jamilla Sarmento Rocha, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

 Garduada em Enfermagem pela Universidade Federal do Tocantins. 

Naiara Mesquita Almeida, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal do Tocantins. 

Tallyta Barros Ribeiro, Universidade de Gurupi – UnirG

Graduada em Enfermagem pelo Universidade de Gurupi – UnirG.

Juliana Gomes de Souza, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal do Tocantins.

Ana Kleiber Pessoa Borges, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

 Doutora em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atualmente é professora com Dedicação Exclusiva na UFT no Colegiado de Enfermagem. 

Referências

ALVIM, Neide Aparecida Titonelli; FERREIRA, Márcia de Assunção. Perspectiva problematizadora da educação popular em saúde e a enfermagem. Texto contexto - enferm. Florianópolis, nº. 2, 2007. Disponibilidade l em: <https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S010407072007000200015&lng=en&nrm=iso&tlng=pt >. Acesso em:02 jul. 2020.

BERTONI, Fabiana; PIRES, Matheus. Análise Da Aplicação Dos Métodos PBL E Tradicional No Ensino De Inteligência Artificial. In: Anais Da XIX Escola Regional De Computação Bahia, Alagoas E Sergipe. SBC, 2019. P. 439-448. Disponibilidade em:< https://sol.sbc.org.br/index.php/erbase/article/view/9006/8907 >. Acesso em: 02 jul. 2020.

BORGES, Fernanda Ribeiro et al. Ensino sobre visita domiciliar a estudantes universitários. Rev Rene, Fortaleza, n.º 1, 2017. Disponibilidade em:<http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/19229>. Acesso em: 01 jul. 2020.

BRASIL. Ministério Da Educação E Cultura. Diretrizes Curriculares – Cursos De Graduação. 2018. Disponibilidade Em: <Http://Portal.Mec.Gov.Br/Conselho-Nacional-De-Educacao/Atos-Normativos--Sumulas-Pareceres-E-Resolucoes?Id=12991> . Acesso Em: 06 Jul 2020.

BRIGHENTI,Josiane; BIAVATTI,Vania Tanira; DE SOUZA, Taciana Rodrigues. Metodologias De Ensino-aprendizagem: Uma Abordagem Sob A Percepção Dos Alunos. Revista GUAL, Florianópolis, n.º 3, 2015. Apud: NÉRICE, I. G. Didática geral dinâmica. 10 ed., São Paulo: Atlas, 1987. Disponibilidade em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/gual/article/view/1983-4535.2015v8n3p281/30483>. Acessado em: 02 jul. 2020.

CELESTINO, Lázaro Clarindo et al. Metodologias Ativas de Ensino aprendizagem na formação de Enfermeiros. Revista Artigos.Com, v. 17, 2020. Disponibilidade em:< https://acervomais.com.br/index.php/artigos/article/view/3503/2044>. Acesso em: 01 jul. 2020.

COLARES, Karla Taísa Pereira; OLIVEIRA, Wellington de. Metodologias Ativas na formação profissional em saúde: uma revisão. Revista Sustinere, Rio de Janeiro, n. 2, 2018. Disponibilidade em:< https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/sustinere/article/view/36910/0 >.Acesso em: 31 jun. 2020.

COSCRATO, Gisele; PINA, Juliana Coelho; MELLO, Débora Falleiros. Utilização de atividades lúdicas na educação em saúde: uma revisão integrativa da literatura. Acta Paul Enfermagem. São Paulo, n.º 02, 2010. Disponibilidade em: < https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002010000200017 >. Acesso em:02 jul. 2020.

DA SILVA, Rudval Souza et al. Estudo de Caso como uma estratégia de ensino na graduação: percepção dos graduandos em Enfermagem. Revista Cuidarte, Bucaramanga, n. 2, 2014. Disponibilidade em: <http://www.scielo.org.co/pdf/cuid/v5n1/v5n1a04.pdf>. Acesso em: 04 jul. 2020.

DALCÓL, Camila et al. Competência em comunicação e estratégias de ensino-aprendizagem: percepção dos estudantes de enfermagem. Cogitare Enferm, Curitiba, n. 3, 2018. Disponibilidade em: <http://www.saude.ufpr.br/portal/revistacogitare/wp-content/uploads/sites/28/2018/08/53743-239400-1-PB.pd f>. Acesso em: 31 jun. 2020.

DE OLIVEIRA COSTA, Raphael Raniere et al. O uso da simulação no contexto da educação e formação em saúde e enfermagem: uma reflexão acadêmica. Espaço para a Saúde. Curitiba, n.º 1, 2015. Disponibilidade em: <http://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/418>. Acesso em: 06 jul. 2020.

DE OLIVEIRA, Paula Vicente; FURTADO, Gilmara Moreno. Metodologias ativas: portfólio reflexivo. Revista Interdisciplinar Pensamento Científico, nº. 5, 2019. Disponibilidade em: <http://reinpec.org/reinpec/index.php/reinpec/article/view/465> . Acesso em: 03 jul. 2020.

DOS SANTOS, Ana Dulce Batista et al. Estratégias de ensino-aprendizagem do processo de enfermagem na graduação e pós-graduação de enfermagem. Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online, Rio de Janeiro, n.º 3, 2014. Disponibilidade em: <http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/10416>. Acesso em: 04 jul. 2020.

EHMKE, D. P., GARCES, S. B. B., MISTURA, C., HAMMARSTROM DOBLER, G., SILVA, A. F., DIAS, C. O portfólio reflexivo enquanto metodologia ativa no ensino-aprendizagem de enfermagem: um relato de experiência discente. In: Seminário Internacional De Educação No Mercosul. Anais. Rio Grande do Sul. 2018.

GALDINO, Simone Vasconcelos et al. Revisão narrativa sobre a gestão da informação e informática em saúde no SUS. Revista Eletrônica Gestão & Saúde. n.º 1, Brasília, 2016. Disponibilidade em: <https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3570>. Acesso em: 04 jul. 2020.

JURADO, S. R., VIDAL, V. G. A., SILVA, A. V. D., MOREIRA, A. D. S., BASSLER, T. C., & SANCHEZ, A.(2019). Metodologias Ativas No Ensino De Estudantes De Enfermagem: Uma Revisão Sistemática. Nursing, Säo Paulo, 3457-3464. Disponibilidade em: <http://www.revistanursing.com.br/revistas/259/pg99.pdf>. Acesso em: 05 jul. 2020.

LUBACHEWSKI. Gesseca Camara; CERUTTI, Elisabete; DA SILVA, Alexandre. Aprendizagem ativa e tecnologias digitais: caminhos para potencializar as aprendizagens dos alunos no ensino superior. Editora: PUCRS. 2018. Disponibilidade em: <https://editora.pucrs.br/acessolivre/anais/cidu/assets/edicoes/2018/arquivos/81.pdf>. Acesso em: 05 jul. 2020.

MAIA, Evanira Rodrigues et al. Validação de metodologias ativas de ensino-aprendizagem na promoção da saúde alimentar infantil. Revista de Nutrição, Campinas, n.º 1, 2012. Disponibilidade em: <. Acesso em: 06 jul. 2020.

MANCINI, Marisa Cotta; SAMPAIO, Rosana Ferreira. Quando o objeto de estudo é a literatura: estudos de revisão. Revista Brasileira Fisioterapia, n.º 4, São Carlos, 2006. Disponibilidade em: <https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-35552006000400001>. Acesso em: 03 de jul. 2020.

MELO, Renata dos Anjos. A educação superior e as metodologias ativas de ensino-aprendizagem: uma análise a partir da educação sociocomunitária. Orientador: Maria Luisa Amorim Costa Bissoto. 2017. 176 P. Tese (Dissertação de Mestrado Em Educação) - Centro Universitário Salesiano De São Paulo, Americana, 2017. Disponibilidade em: <Https://Unisal.Br/Wp-Content/Uploads/2018/03/Disserta%C3%A7%C3%A3o_Renata-Dos-Anjos-Melo.Pdf.> Acesso em: 6 Jul. 2020

MENEZES-RODRIGUES, Francisco Sandro et al. Vantagens da utilização do Método de Aprendizagem Baseada em Problemas (MAPB) em cursos de graduação na área da saúde. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, n. 2, 2019. Disponibilidade em: <https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/11660>. Acesso em: 06 jul. 2020.

MONTEIRO, E. M. L. M., VIEIRA, N. F. C. Educação em saúde a partir de cír Educação em saúde a partir de círculos de cultura. Rev Bras Enferm, Brasília Maio. 2010. Disponibilidade em: < https://www.scielo.br/pdf/reben/v63n3/a08v63n3.pdf >. Acessado em: 28 jun. 2020.

online. Rio de Janeiro, 2020. Disponibilidade em: <http://www.seer.unirio.br/index.php/cuidadofundamental/issue/view/380/showToc>. Acesso em: 05 jul 2020.

Paiva, M. R. F., Parente, J. R. F., Brandão, I. R., Queiroz, A. H. B. metodologías activas de enseñanza-aprendizaje: revisión integradora. sanare, Sobral - V.15 n.02, p.145-153, Jun./Dez. - 2016. Disponibilidade em:<https://sanare.emnuvens.com.br/sanare/article/viewFile/1049/595>. Acesso em: 29 jun. 2020.

PENA, Alexandra Coelho; NUNES, Maria Fernanda Rezende e KRAMER, Sônia. Formação humana, visão de mundo, diálogo e educação: a atualidade de Paulo Freire e Martin Buber. Educação em Revista. Belo Horizonte. n.º 34. 2018. Disponibilidade em:< https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-46982018000100113&script=sci_abstract&tlng=pt>. Acesso em: 05 jul. 2020.

RIBEIRO, Kátia Regina Barros et. al. A Influência do lúdico no ensino de enfermagem: uma pesquisa-ação. Rev. pesq.: cuidado é fundamental

SANTOS FILHO, Serafim Barbosa. Métodos de ensino-aprendizagem na prática docente em enfermagem: abordagens problematizadoras em disciplinas de Saúde Coletiva. Revista Min. Enferm. REME, Belo Horizonte, n.º 8, 2004. Disponibilidade em:< http://www.revenf.bvs.br/pdf/reme/v8n3/11.pdf>. Acesso em: 06 jul. 2020.

SEBOLD, Luciara Fabiane et al,. Metodologias ativas: uma inovação a disciplina de fundamentos para o cuidado profissional de enfermagem. Cogitare Enfermagem, Curitiba, n.º 4, 2010. Disponibilidade em: <https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/20381>. Acesso em: 04 jul. 2020.

Seminário Internacional De Educação No Mercosul. 2018. Anais. Rio Grande do Sul. Disponibilidade em: < https://home.unicruz.edu.br/mercosul/pagina/anais/2018/6%20-%20I%20Semin%C3%A1rio%20de%20Pr%C3%A1ticas%20Socioculturais/Trabalhos%20Completos/O%20PORTF%C3%93LIO%20REFLEXIVO%20ENQUANTO%20METODOLOGIA%20ATIVA%20NO%20ENSINO-APRENDIZAGEM%20DE%20ENFERMAGEM%20-.pdf >. Acesso Em: 05 Jul. 2020.

SILVA, Andreza Regina Lopes, BIEGIND, Patricia; BUSARELLO, Raul Inácio; Metodologia ativa na educação. Pimenta Cultural, São Paulo, 2017. 150p. Disponibilidade em: <Https://Www.Uniavan.Edu.Br/Uploads/Arquivo/Abqkihrq5.Pdf.> Acesso em: 06 Jul 2020.

WATERKEMPER, Roberta; DO PRADO, Marta Lenise. Estratégias de ensino-aprendizagem em cursos de graduação em Enfermagem. Avances en enfermería, Bogotá, nº. 2, 2011. Disponibilidade em: <http://www.scielo.org.co/scielo.php?pid=S0121-45002011000200003&script=sci_abstract&tlng=pt>. Acesso em: 05 jul. 2020.

WINTERS, Joanara Rozane da Fontoura et al. Formação dialógica e participativa na enfermagem: Contribuição ao desenvolvimento do pensamento crítico-reflexivo e criativo de acadêmicos. Revista Min. Enferm. REME, Belo Horizonte, 2017. Disponibilidade em: <https://www.reme.org.br/artigo/detalhes/1205>. Acesso em: 03 jul. 2020.

Publicado
2022-10-25
Seção
FLUXO CONTÍNUO - Artigos