REGGIO EMÍLIA, A CIDADE EDUCADORA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
O presente artigo apresenta um relato de experiência sobre a abordagem educativa de Reggio Emília, uma cidade educadora, localizada no norte da Itália. A partir desta experiência, buscou-se compreender os princípios educativos da cidade italiana e as possíveis contribuições para a Educação Infantil no Brasil. A investigação leva em consideração as vivências na primeira infância, os contextos culturais educativos da cidade, a cultura do atelier e os princípios das 100 linguagens à luz das pesquisas do educador Loris Malaguzzi, construtor inicial do projeto educativo em Reggio Emília, que é considerada mundialmente como “a cidade que educa”, tornando-se um patrimônio educacional para os italianos e demais educadores do mundo inteiro, que visitam a cidade como fonte de inspiração para as práticas pedagógicas infantis.
Referências
EDWARDS C.; GANDINI, L.; FORMAN, G. As cem linguagens da criança: A abordagem de Reggio Emília na Educação Infantil. São Paulo: Porto Alegre, v.1, 1999.
EDWARDS C.; GANDINI, L.; FORMAN, G. As cem linguagens da criança: A abordagem de Reggio Emília na Educação Infantil São Paulo: Pensa, v.2, 2016.
REGGIOCHILDREN. Disponível em:https://www.reggiochildren.it/. Acesso em: 10 jun. 2020.
_______________. Regimento das Escolas e Creches para a Infância da Comuna de Reggio Emília. 2ª ed., Jun/2013.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).