AVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO DOS PACIENTES ATENDIDOS EM UM HOSPITAL DE OLHOS DA CIDADE DE ARAGUAÍNA

  • Airton Almeida Pereira Júnior ITOP
  • Ana Lúcia Brito dos Santos ITOP

Resumo

O presente trabalho, tem como objetivo avaliar a qualidade do atendimento recebido em um Hospital de Olhos da cidade de Araguaína, sob a óptica dos pacientes atendidos, onde buscou-se identificar os principais fatores que afetam a satisfação dos pacientes atendidos na instituição e também transcrever sugestões para a melhoria da qualidade no atendimento sob o ponto de vista do paciente atendido. Materiais e métodos: trata-se de um estudo transversal e exploratório, com análise quanti-qualitativa, por meio de um operador de Call Center, aplicando questionário composto por pergunta fechada com 05 opções. Evidenciou-se a importância da satisfação do paciente, uma vez que eles são os responsáveis pelo sucesso da empresa, bem como pelo fracasso. Portanto, entende-se que o Administrador deve atuar centrado no paciente, pois a avaliação contínua da satisfação do cliente constitui um dos elementos fundamentais da qualidade. Resultados: A partir da pesquisa realizada, constatou-se que 79,8% dos pacientes atendidos em um Hospital de Olhos da cidade de Araguaína estão satisfeitos, onde atribuíram a nota máxima ao atendimento recebido.

Biografia do Autor

Airton Almeida Pereira Júnior, ITOP

Administrador, Especialista em Gestão da Tecnologia da Informação, Pós-Graduando de Gestão em Saúde e Administração Hospitalar.

Atualmente, Administrador do Hospital de Olhos do Tocantins (Especializado em Oftalmologia e localizado no coração da cidade de Araguaína) e Diretor Administrativo e Financeiro da ACAIRA Jovem (Associação que busca promover o Desenvolvimento, Integração, Inspiração e Representatividade dos Jovens empresários e empreendedores da cidade de Araguaína).

Também Fundador e CEO da Up Server Brasil (Empresa especializada em Hospedagem de Sites, Servidores VPS, Registro de Domínios e Soluções Corporativas).


Ana Lúcia Brito dos Santos, ITOP
Graduação em ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS pelo Centro Universitário Luterano de Palmas (2005) , especialização em GESTÃO EM SAÚDE E ADMINISTRAÇÃO HOSPITALAR pela FACULDADE ALBERT (2007) e especialização em MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL pela FACULDADE ALBERT (2007) . Atualmente é DIRETORA ACADEMICA do INSTITUTO TOCANTINENSE DE PÓS GRADUAÇÃO.

Referências

BARROS NETO, João Pinheiro de; SOUZA Gerson de. Manual do Empreendedor: De micro a pequenas empresas. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2012.

CARAVANTES, Geraldo R. CARAVANTES, Cláudia, BJUR, Wesley. Administração e Qualidade: A Superação dos Desafios. São Paulo: Makron Books, 1997.

CHIAVENTATO, Idalberto. Teoria Geral da Administração. 6 ed. Rio de Janeiro - RJ: Campus, 2001.

FELICISSIMO, Angelo. Manual de Gestão Hospitalar do CQH. Tamboré - SP: Oesp Gráfica, 2003.

FONTINELE JÚNIOR, Klinger. Administração Hospitalar. Goiânia - GO: ABDR, 2002.

GARVIN, David. Gerenciando a Qualidade: Uma Visão Estratégica e Competitiva. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1992.

MALAGÓN-LONDOÑO, Gustavo, GALÁN MORERA, Ricardo, PONTÓN LAVERDE, Gabriel. Administração Hospitalar. 2 ed. São Paulo: Panamericana, 2003.

MARTINS, Domingos. Administração Financeira Hospitalar. São Paulo - SP: Atlas, 2005.

MOLLER, Claus. O lado Humano da Qualidade: Maximizando a Qualidade de Produtos

Através de Desenvolvimento das Pessoas. São Paulo: Pioneira, 1992.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 22 ed. São Paulo: Cortez, 2002.

MARCHETTI, R.; PRADO, P.H.M. Um Tour pelas Medidas de Satisfação do Consumidor. Revista de Administração de Empresa. 2001.

Hoffman, K. D. & Bateson, J. E. G. (2006). Princípios de marketing de serviços: conceitos,

estratégias e casos. São Paulo: Pioneira Thomson Learning.

Moutella, C. (2002). Fidelização de Clientes como diferencial Competitivo. Disponível em:

http://pecademissaoevatrabalhar.files.wordpress.com/2007/08/curso-fidelizacao.doc

Kotler, P. (1998). Administração e Marketing. (5ªed). São Paulo: Atlas.

Kotler, P. (2000). Administração de Marketing. (10ª ed). 7ª reimpressão – Tradução Bazán Tecnologia e Linguística; revisão técnica Arão Sapiro. São Paulo: Prentice Hall.

Whiteley, Richard C. (1996). A empresa totalmente voltada para o cliente: do planejamento à ação. Rio de Janeiro: Campus.

Publicado
2017-06-29
Seção
Artigos